O atacante argentino Claudio Spinelli, do Independiente del Valle, solicitou formalmente à LigaPro uma investigação sobre acusações de racismo contra ele. A denúncia surgiu após partida contra a LDU, disputada no estádio Chillo Jijón pelo Campeonato Equatoriano. O jogador negou veementemente as acusações na última quarta-feira (10/12).
“Fui acusado de racismo, e isso é inaceitável. Gostaria que fosse investigado. É uma mentira que pode causar muito mal a mim e à minha família. Não sou uma pessoa má. Espero que isso ponha fim a tudo”, afirmou Spinelli.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O caso ganhou notoriedade quando surgiram alegações de que o atacante de 27 anos teria feito comentários discriminatórios direcionados a um atleta da LDU durante o confronto entre as equipes. As acusações se espalharam rapidamente por redes sociais e veículos esportivos equatorianos.
Em seu pedido formal à LigaPro, Spinelli solicitou análise de gravações e coleta de depoimentos para comprovar a falsidade das acusações. O argentino considera que sua reputação profissional está sendo prejudicada pelas denúncias.
A controvérsia ultrapassa o âmbito esportivo devido à gravidade das acusações. Conforme os protocolos antirracismo do futebol equatoriano, casos comprovados podem resultar em longas suspensões para jogadores, além de multas e penalizações para os clubes envolvidos.
Leia mais: Conmebol define transmissão da Libertadores até 2030; veja canais e plataformas
Até o momento, não foram apresentadas evidências concretas que comprovem as acusações contra o atacante do IDV. A identidade do jogador da LDU supostamente ofendido não foi revelada, e este ainda não se manifestou publicamente sobre o incidente.
A LigaPro ainda não emitiu posicionamento oficial sobre o pedido de investigação feito pelo atacante argentino. O desenrolar do caso dependerá da resposta da entidade e da condução do processo investigativo pelas autoridades do futebol equatoriano.
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.
