O esquiador Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno ao vencer a prova de slalom gigante neste sábado (14/2). O atleta de 25 anos, que possui dupla cidadania, superou o atual campeão olímpico da modalidade, o suíço Marco Odermatt, nos Jogos de Milão-Cortina 2026.
Braathen obteve o melhor tempo somado nas duas baterias da competição. Na primeira descida, registrou 1 minuto, 13 segundos e 92 centésimos. Na segunda etapa, manteve o desempenho consistente e garantiu a medalha inédita para o país.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O ouro olímpico veio após Braathen retornar às competições em 2024, quando decidiu representar o Brasil. O atleta havia anunciado aposentadoria em 2023, após desentendimentos com a federação norueguesa de esqui, mesmo ano em que foi campeão na categoria slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino pela Noruega.
A prova que rendeu o ouro aconteceu nas montanhas de Cortina d’Ampezzo, na Itália, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno que começaram no dia 6 de fevereiro.
Lucas Pinheiro Braathen nasceu em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira. Desde criança, mantém contato com a cultura brasileira através de visitas à família materna durante as férias.
Aos 25 anos, o esquiador já é um nome consolidado no esqui alpino mundial, especialista nas provas técnicas de slalom e slalom gigante. Ele acumula diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo, incluindo uma prata no slalom gigante em Schladming, na Áustria, em janeiro e fevereiro de 2026.
Atualmente, Braathen é vice-líder no ranking mundial de slalom e slalom gigante na temporada. Esta é a primeira vez que ele compete por seu país materno em Jogos Olímpicos, após ter representado a Noruega em edições anteriores, incluindo os Jogos de Pequim 2022.
Antes da conquista de Braathen, o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.
O esquiador ainda disputará a prova de slalom no dia 16 de fevereiro, também pelos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026.
Leia mais: Histórico! Lucas Pinheiro conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno
Antes da competição, Braathen demonstrou entusiasmo em representar o Brasil: “Estou na Áustria me preparando para os Jogos Olímpicos e eu só queria compartilhar que eu mal posso esperar para representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar a nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão”, declarou.
Sobre representar o país, acrescentou: “É uma honra imensa e eu sou muito grato por essa oportunidade. O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença. Estamos juntos, vamos Brasil”.
