Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteConheça a trajetória do esquiador de 25 anos que...

Conheça a trajetória do esquiador de 25 anos que conquistou medalha inédita

Nascido em Oslo, na Noruega, brasileiro tem dupla nacionalidade e uniu o melhor dos dois países para vencer título histórico

O esquiador Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno ao vencer a prova de slalom gigante neste sábado (14/2). O atleta de 25 anos, que possui dupla cidadania, superou o atual campeão olímpico da modalidade, o suíço Marco Odermatt, nos Jogos de Milão-Cortina 2026.

Braathen obteve o melhor tempo somado nas duas baterias da competição. Na primeira descida, registrou 1 minuto, 13 segundos e 92 centésimos. Na segunda etapa, manteve o desempenho consistente e garantiu a medalha inédita para o país.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O ouro olímpico veio após Braathen retornar às competições em 2024, quando decidiu representar o Brasil. O atleta havia anunciado aposentadoria em 2023, após desentendimentos com a federação norueguesa de esqui, mesmo ano em que foi campeão na categoria slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino pela Noruega.

A prova que rendeu o ouro aconteceu nas montanhas de Cortina d’Ampezzo, na Itália, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno que começaram no dia 6 de fevereiro.

Lucas Pinheiro Braathen nasceu em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira. Desde criança, mantém contato com a cultura brasileira através de visitas à família materna durante as férias.

Aos 25 anos, o esquiador já é um nome consolidado no esqui alpino mundial, especialista nas provas técnicas de slalom e slalom gigante. Ele acumula diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo, incluindo uma prata no slalom gigante em Schladming, na Áustria, em janeiro e fevereiro de 2026.

Atualmente, Braathen é vice-líder no ranking mundial de slalom e slalom gigante na temporada. Esta é a primeira vez que ele compete por seu país materno em Jogos Olímpicos, após ter representado a Noruega em edições anteriores, incluindo os Jogos de Pequim 2022.

Antes da conquista de Braathen, o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.

O esquiador ainda disputará a prova de slalom no dia 16 de fevereiro, também pelos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026.

Leia mais: Histórico! Lucas Pinheiro conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Antes da competição, Braathen demonstrou entusiasmo em representar o Brasil: “Estou na Áustria me preparando para os Jogos Olímpicos e eu só queria compartilhar que eu mal posso esperar para representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar a nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão”, declarou.

Sobre representar o país, acrescentou: “É uma honra imensa e eu sou muito grato por essa oportunidade. O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença. Estamos juntos, vamos Brasil”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Coletiva de imprensa com o presidente Andrés Sanchez, nesta terça-feira (15/09/2020),

Corinthians volta a investigar Andrés Sanchez e ex-presidentes após atrito com o MP-SP

Andrés Sanchez foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo pelo uso do cartão corporativo do Corinthians para gastos pessoais
Ex-Flamengo entra no segundo tempo e busca virada no México

Ex-Flamengo entra no segundo tempo e busca virada no México

Ex-Flamengo agora registra cinco participações em gols em sete jogos pelo Pumas no Campeonato Mexicano
Histórico! Lucas Pinheiro conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Histórico! Lucas Pinheiro conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Brasileiro fechou as duas descidas no slalom gigante com tempo acumulado de 2min25seg
Tottenham anuncia novo treinador com contrato até maio

Tottenham anuncia novo treinador com contrato até maio

Técnico croata chega para substituir Thomas Frank, demitido nesta semana