A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentará ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. O encontro acontece nesta segunda-feira (26/o1) em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da CBF, Samir Xaud, do Ministro do Esporte, André Fufuca, e do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A reunião no Palácio do Planalto tem como objetivo principal demonstrar o apoio oficial do Governo Federal à candidatura brasileira. Esta estratégia foi articulada pelo vice-presidente da confederação, Gustavo Dias Henrique, como diferencial competitivo para a proposta do Brasil.
O interesse brasileiro ocorre antes mesmo da Fifa abrir oficialmente o processo de candidatura para o evento. A entidade realizou a primeira edição deste formato expandido da competição em 2025, nos Estados Unidos, quando o Chelsea conquistou o título.
A manifestação antecipada busca posicionar o país estrategicamente na disputa pela sede do torneio. Espanha, Marrocos e Catar também já demonstraram interesse em receber a competição de 2029.
Os dois primeiros países interessados, Espanha e Marrocos, serão sede da Copa do Mundo de 2030. No entanto, diferentemente do que ocorria no passado, não existe vinculação entre as sedes das duas competições. Anteriormente, a Copa das Confederações funcionava como evento-teste para o Mundial de seleções.
A Fifa ainda não definiu o cronograma oficial para o processo de candidatura do Mundial de Clubes de 2029.
O Flamengo, campeão da Libertadores de 2025, já está classificado como representante sul-americano para a próxima edição do torneio. Da Europa, o PSG, vice-campeão da última edição, também já garantiu vaga na competição.
Leia Mais: Fifa lança identidade visual da Copa do Mundo Feminina 2027 em cerimônia no Rio
A visita de Infantino ao Brasil também está relacionada à Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada no país em 2027. No domingo (25/01), a Fifa apresentou a marca oficial deste torneio, que contará com 32 seleções e será disputado entre junho e julho do próximo ano.
