A seleção brasileira começa a Copa do Mundo de 2026 com uma vantagem fora das quatro linhas: o relógio. Enquanto outras equipes vão encarar o sol do verão norte-americano no auge do dia, o Brasil estreia no dia 13/6, às 19h (horário de Brasília), em um cenário de temperaturas mais amenas, segundo o calendário divulgado pela Fifa.
Horário amigo em meio ao calor extremo
A escolha dos horários chama atenção porque um relatório recente apontou que 14 estádios do Mundial já ultrapassaram limites considerados seguros de risco climático. Ainda assim, os jogos do Brasil ficaram concentrados no início da noite: além da estreia, a Seleção joga às 22h (19/6) e novamente às 19h (24/6), reduzindo o desgaste físico dos atletas.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Além disso, a Fifa decidiu implementar duas pausas obrigatórias para hidratação durante as partidas, medida adotada após experiências recentes com alertas climáticos em competições realizadas nos Estados Unidos. Com isso, o calor deixa de ser vilão absoluto, mas continua no radar.
Outro ponto que pesa a favor é o local da estreia. O Brasil joga no MetLife Stadium, em Nova Jersey, região que concentra uma das maiores comunidades brasileiras do país. Ou seja, além de clima mais suportável, a Seleção entra em campo com sensação de “casa cheia”.
Ainda que futebol não se ganhe no termômetro, fugir do calor extremo pode fazer diferença em um torneio longo. E, pelo menos no começo, o Brasil entra em campo com menos suor e mais fôlego para correr atrás do hexa.
