O suposto caso de racismo sofrido pelo atacante Vinicius Júnior no jogo entre Real Madrid e Benfica segue repercutindo fora das quatro linhas. Após defender publicamente o jogador da Seleção Brasileira, o zagueiro Luisão, ídolo benfiquista, relatou que vem sendo ameaçado nas redes sociais.
“Nas redes sociais também fui ofendido. Xingado de macaco, Judas, ‘não pisa mais no estádio’. A camisa do Benfica é minha segunda pele. Até por isso eu acho que o Vini Jr. é um herói por defender essa bandeira do não ao racismo. Dói na pele. Você se sente sem poder fazer nada, sem poder agir. Só espero que a Europa, como é referência na governança, que seja também uma referência contra o racismo”, desabafou Luisão durante participação na ESPN.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Publicamente, diversas personalidades vêm demonstrando apoio a Vini Jr.. Além de Luisão, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton chegou a fazer uma publicação de forças ao atacante. Segundo o brasileiro, o atacante argentino Gianluca Prestrianni o chamou de macaco cinco vezes após a comemoração do seu gol. Para se esconder, o benfiquista colocou sua camiseta sobre a boca.
Em contrapartida, o Benfica segue negando que Prestianni tenha sido racista com o brasileiro, ainda que tenham vídeos de torcedores portugueses imitando macacos para Vini Jr.. Após o jogo, o técnico José Mourinho chegou a criticar o jogador.
Quem é Luisão, brasileiro ídolo do Benfica?
Natural de Amparo, no interior de São Paulo, Luisão começou sua carreira no Juventus-SP, mas logo transferiu-se ao Cruzeiro. Pelos mineiros, conquistou as Copas do Brasil de 2000 e 2003 e o Brasileirão de 2003.
Após os títulos, acertou sua ida para o Benfica, clube que defendeu até sua aposentadoria, em 2018. Nesses quase 15 anos de clube, acumulou 535 jogos, com 47 gols e 18 assistências. Foram, ao todo, 20 troféus junto à equipe.
Pela Seleção Brasileira, Luisão acumulou 44 jogos e conquistou a Copa América de 2004.
Leia mais: Brugge e Atlético de Madrid empatam por 3 a 3 pela Champions após viradas e gols anulados
