Usuários de redes sociais confundiram o falecimento do biógrafo norte-americano Michael J. Schumacher com o ex-piloto alemão de Fórmula 1 Michael Schumacher nesta quarta-feira (7/01).
O escritor, autor de biografias de personalidades como o guitarrista Eric Clapton e o cineasta Francis Ford Coppola, morreu aos 75 anos em 29 de dezembro de 2025.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A confusão ocorreu após a notícia da morte do escritor ser divulgada em veículos internacionais. Muitos fãs do heptacampeão mundial não perceberam que se tratava de uma pessoa diferente, com o mesmo nome.
O equívoco aconteceu principalmente pela semelhança dos nomes e pela repercussão internacional do falecimento do biógrafo americano. A filha do escritor, Emily Joy Schumacher, divulgou um comunicado informando sobre a morte de seu pai.
Os enganos envolveram usuários das redes sociais que prestaram homenagens ao ex-piloto da Ferrari, acreditando que ele havia falecido. Mesmo com alertas sobre o equívoco, muitas pessoas continuaram publicando mensagens de pesar direcionadas ao alemão.
O escritor Michael J. Schumacher era conhecido por seu trabalho como biógrafo. Entre suas obras mais conhecidas estão as biografias do guitarrista Eric Clapton, do diretor Francis Ford Coppola, do poeta Allen Ginsberg e do quadrinista Will Eisner.
Os fatos ocorreram principalmente no X, antigo Twitter, onde diversos usuários compartilharam mensagens lamentando a suposta morte do ex-piloto alemão.
O piloto Michael Schumacher conquistou sete títulos mundiais e venceu 91 corridas na Fórmula 1. Ele obteve dois campeonatos pela Benetton em 1994 e 1995, além de cinco títulos consecutivos pela Ferrari entre 2000 e 2004.
O alemão não aparece em público desde 29 de dezembro de 2013, quando sofreu um grave acidente de esqui em Méribel, na França.
Não há informações oficiais sobre o atual estado de saúde do ex-piloto alemão.
Nas redes sociais, diversos usuários expressaram sua confusão e pesar. “O homem, o mito, a lenda Michael Schumacher morreu”, escreveu uma pessoa no X, marcando a conta oficial do heptacampeão mundial de Fórmula 1. “Descanse em paz, Michael, você foi um herói das pistas”, lamentou outra. Após perceber o engano, um terceiro usuário comentou: “Opa, acabei de descobrir que existia mais de um Michael Schumacher”.
Leia mais: Conselho do São Paulo aprova votação para decidir destituição de Julio Casares
