Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteContratações, Elenco 100% brasileiro e Liberta no Maião? Paulinho...

Contratações, Elenco 100% brasileiro e Liberta no Maião? Paulinho abre o jogo sobre Mirassol

Em entrevista exclusiva, o executivo de futebol do Mirassol contou detalhes do planejamento do clube

Sensação do Campeonato Brasileiro de 2025, o Mirassol vem fazendo uma campanha histórica no torneio até o momento.

A equipe do interior paulista fez a melhor campanha de um estreante na história da competição, detém uma invencibilidade de 17 partidas jogando em seus domínios e praticamente está classificado para CONMEBOL Libertadores de 2026.

Leia mais: Condenado por estupro, Robinho deixa Tremembé e é transferido para Limeira

E parte deste sucesso todo passa pelas mãos de Paulinho, atual Executivo de Futebol do Leão, que assumiu a nova função em janeiro de 2025.

Leia mais: Pais de Neymar compram marca Pelé e abrem conversas com o Santos sobre uso comercial

Com passagens por Barcelona, Tottenham, Corinthians e Seleção Brasileira, o agora ex-jogador de futebol planejou sua transição dos gramados para a gestão há quatro anos atrás.

“Quando eu tive a minha primeira lesão no Corinthians, eu já comecei a fazer a parte de gestão. E aí, na segunda lesão, eu comecei a me aprofundar mais. Fiz o curso da Federação (FPF), fiz o curso da La Liga na Espanha e atualmente estou fazendo o curso da FIFA. Termina agora o meu quarto ano de gestão. Então foi uma transição muito bem pensada e muito bem planejada para que hoje eu pudesse exercer a função de executivo”, disse o executivo.

Por falar em transição, outro nome que marcou uma era no Corinthians junto a Paulinho foi Renato Augusto, que recentemente revelou ter tido um convite do amigo para jogar no Mirassol. A proposta balançou, mas Renato decidiu mesmo pelo encerramento da carreira.

“O Renato foi uma situação difícil e delicada, na qual eu passei também quando eu estava nesse momento. Em um momento da nossa conversa, eu falei: “se você quiser vir para cá, as portas estão abertas para você continuar”, disse Paulinho.

Perguntado se considera o perfil de Renato mais como técnico ou gestor, o ex-jogador não titubeou.

“Sei que o Renato é um cara que gosta muito de parte tática, entende muito, tem uma leitura muito boa nesse quesito. Não dá pra saber o que ele realmente está pensando, mas tenho certeza de que a decisão que ele tomar com certeza ele vai ajudar o futebol”, revelou.

Contratações

Com uma folha salarial mensal de cerca de R$ 4 milhões, o Leão Caipira é a equipe com um dos menores investimentos em salários do Campeonato Brasileiro.

Para se ter uma ideia da discrepância para os rivais, o Flamengo possui em sua folha vencimentos que chegam em R$ 45 milhões, cerca de 11 vezes mais que o quarto colocado do torneio nacional.

Mas como um elenco considerado “barato” conquistou tantos resultados esportivos em tão pouco tempo? Paulinho explica.

“As coisas aqui com a diretoria, com a comissão técnica, com o Guanais, estão muito bem alinhadas. Então, acho que quando todos os departamentos estão na mesma página, no mesmo foco, no mesmo caminho, as coisas acontecem da forma que vêm acontecendo. A montagem de elenco temos que estudar muito junto com a comissão, junto com analistas, para que encaixemos um perfil de atleta que vai chegar aqui no Mirassol e vai jogar. Existem muitas outras coisas que nós analisamos, não só a parte técnica e tática dentro do campo, mas também a parte de comportamento”, completou.

E por falar em contratações, 15 jogadores do elenco atual possuem contrato até dezembro de 2026, sendo 10 deles contratos de empréstimos. Segundo a Lei Geral do Esporte, esse atletas já podem assinar um pré-contrato com outras equipes.

A situação, porém, não preocupa Paulinho, que ponderou a situação e pregou muita cautela sobre esse assunto no atual momento da temporada.

“O planejamento começou a ser feito, sim, mas a questão de contratações nós vamos esperar. Como eu falei, ainda temos mais algumas finais pelo Campeonato Brasileiro, então são coisas que internamente nós vamos decidir um pouquinho mais pra frente”, explicou.

Vale lembrar que jogadores como o goleiro Walter, o lateral Reinaldo e o meia Gabriel, destaques da temporada, estão na lista dos jogadores que já podem assinar pré-contratos com outras equipes.

Made In Brasil

Uma das curiosidades da trajetória deste Mirassol é o elenco 100% brasileiro. Sim, o Leão não possui nenhum estrangeiro em seu plantel, sendo a única equipe do Campeonato Brasileiro sem atletas vindos de outras partes do mundo.

Paulinho explicou a situação curiosa e atribuiu o fato as oportunidades de mercado que a equipe interiorana teve nas janelas de transferências.

“Eu já falei isso outras vezes, não tem nada específico. Ninguém tem nada contra estrangeiro, muito pelo contrário. Simplesmente os materiais que nós recebemos (de estrangeiros) não se encaixaram no perfil do clube. Então, não significa que não pode ter estrangeiro no próximo ano ou nos outros anos”, disse o gestor.

No caminho da Glória Eterna

No início de 2025, seria utópico pensar que o primeiro ano do Mirassol na Série A do Brasileirão resultaria em uma vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores. Mas de fato, o time do interior está com 99,98% de chances de garantir a vaga para o torneio continental do ano que vem.

O conto de fadas do Mira, carinhosamente chamado por torcedores, porém, pode ter um pequeno asterisco: os jogos da Libertadores fora do seu estádio.

Isso porque o Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, tem capacidade para 15 mil pessoas. De acordo com o regulamento geral da CONMEBOL, porém, essa capacidade é apenas permitida para a fase de grupos da competição.

“Isso aí ainda vai ser tratado internamente, é uma situação que ainda está longe de acontecer. Nós precisamos focar na reta final do Brasileiro, mas pode ter certeza que, quando chegar o momento exato, nós vamos tomar todas as providências que temos que tomar e aí sim tentar se encaixar, enquadrar ao que pede aí a capacidade do estádio. Se não for, vamos ver se precisaria de um plano B ou não, mas eu acho que é o momento de nós pensarmos na reta final do Brasileiro”, desconversou Paulinho.

Mas para o torcedor do Leão se tranquilizar, a reportagem entrou em contato com pessoas do clube que confirmaram uma reforma no estádio para adequação e o aumento do número da capacidade.

O regulamento do torneio define o número mínimo de capacidade dos estádios da seguinte maneira:

Fase de Grupos: 15.000
Oitavas e Quartas: 20.000
Semi: 30.000

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

A seleção brasileira realizou seu penúltimo treino antes do jogo contra o Japão, na próxima terça-feira (14), em Tóquio....
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...
Homem veste camiseta preta da equipe Mercedes-AMG Petronas e segura um microfone durante entrevista ou coletiva de imprensa, com logotipos da Petronas e Syntium exibidos em um painel de fundo.

Fórmula 1: George Russell relembra corridas icônicas de Interlagos

Piloto da Mercedes diz que o país tem papel histórico na categoria e cita vitórias marcantes em São Paulo
Charles “Do Bronx” vence Mateusz Gamrot no UFC Rio e se mantém no TOP 5 da categoria

Charles “Do Bronx” vence Mateusz Gamrot no UFC Rio e se mantém no TOP 5 da categoria

O ex-campeão dos leves Charles "Do Bronx" Oliveira finalizou o rival Mateusz Gamrot no segundo round do UFC Rio...