A diretoria do Cruzeiro oficializou nesta terça-feira (16/12) a contratação de Tite. O ex-comandante da seleção brasileira desembarcou no início do dia, em Belo Horizonte, para finalizar os detalhes de seu contrato com o clube mineiro.
O vínculo estabelecido entre as partes vai até dezembro de 2026.
A diretoria da Raposa agiu com rapidez após a saída de Leonardo Jardim, que deixou o cargo na segunda-feira (15/12). Os últimos detalhes do acordo com Tite foram acertados durante reunião realizada no Rio de Janeiro. O técnico de 64 anos chegou à capital mineira em jatinho particular pertencente a Pedro Lourenço, proprietário do clube.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Jardim deixou o comando do Cruzeiro por questões pessoais. O treinador português, que havia substituído Fernando Diniz em fevereiro deste ano, decidiu fazer uma pausa na carreira para “preservar saúde física e mental”, apesar dos bons resultados obtidos na temporada.
A apresentação oficial do novo técnico está programada para acontecer ainda nesta terça, segundo informações divulgadas pelo clube.
Tite retorna às atividades após mais de um ano sem trabalhar. Sua última passagem foi pelo Flamengo, encerrada em setembro de 2024. Em abril de 2025, ele chegou a acertar verbalmente com o Corinthians, mas desistiu de assumir o cargo devido a problemas de ansiedade.
Esta será a segunda experiência do treinador no futebol mineiro. Em 2005, ele dirigiu o Atlético-MG durante o Campeonato Brasileiro, saindo antes do rebaixamento do clube à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2022, Tite afirmou ter um “senso de dívida” com o rival histórico do Cruzeiro.
O novo comandante encontrará um time bem posicionado no cenário nacional. Sob a direção de Leonardo Jardim, o Cruzeiro disputou 55 jogos, conquistando 26 vitórias, 18 empates e sofrendo 11 derrotas. A equipe alcançou a semifinal da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na terceira posição, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.
O calendário já define os primeiros compromissos de Tite à frente da Raposa. O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão. Pelo Campeonato Brasileiro, o primeiro jogo será contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, previsto para o final de janeiro.
Tite possui trajetória expressiva no futebol. Comandou o Brasil em duas Copas do Mundo, sendo eliminado nas quartas de final em ambas.
Sua passagem mais vitoriosa ocorreu no Corinthians, onde conquistou dois troféus do Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), um da Libertadores (2012), um do Mundial da Fifa (2012), um do Paulista (2013) e um da Recopa Sul-Americana (2013).
Leia mais: Ex-presidente do Corinthians é denunciado pelo MP por uso indevido de cartões
