O Cruzeiro deixou escapar no apagar das luzes uma vitória que manteria vivo o sonho do vice-campeonato do Brasileirão. Na noite desta quinta-feira (04/12), no Mineirão, o time mineiro empatou por 2 a 2 com o Botafogo após sofrer um pênalti nos acréscimos e, com isso, garantiu matematicamente o Palmeiras como vice da competição.
Pênalti no fim muda tudo no Mineirão
Com o empate, o Cruzeiro chegou aos 70 pontos, enquanto o Palmeiras soma 73 e não pode mais ser alcançado por ter mais vitórias. Já o Botafogo foi a 60 pontos e segue vivo na briga por vaga direta na Libertadores, em confronto direto com Bahia e Fluminense.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O jogo começou elétrico e com chance clara logo aos cinco minutos, quando a trave salvou o Cruzeiro após chute de Barrera. Mas, depois disso, os donos da casa cresceram. Em jogada pela direita, Kaiki cruzou, a bola sobrou para Sinisterra, que deu uma cavadinha perfeita para Christian marcar de cabeça: 1 a 0.
O Botafogo tentou reagir ainda no primeiro tempo, no entanto, parou em uma atuação segura de Cássio, que salvou em finalizações de Cuiabano e Artur. Já no segundo tempo, o Cruzeiro foi letal no contra-ataque. Sinisterra puxou pela esquerda, Lucas Silva achou Kaio Jorge, e no rebote da defesa de Raul, Matheus Pereira empurrou para o gol: 2 a 0.
Quando parecia controlado, o jogo mudou. Matheus Pereira errou na saída de bola, e o Botafogo aproveitou. Após cruzamento desviado, Marçal apareceu livre na área para diminuir: 2 a 1. A pressão carioca aumentou, e Cássio voltou a salvar em chute forte de Arthur Cabral.
Aos 48 minutos, o lance que decidiu tudo: Kaiki atingiu Marçal dentro da área, o VAR chamou, e o pênalti foi marcado. Alex Telles foi para a cobrança com frieza, deslocou Cássio e decretou o empate. Ainda houve tempo para a expulsão de David Ricardo, mas a virada não veio.
Tabela definida no topo
Com o tropeço do Cruzeiro, o Palmeiras confirmou o vice-campeonato de forma antecipada. A liderança permanece com o Flamengo, com 78 pontos. No domingo, o Cruzeiro enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo recebe o Fortaleza, em duelos decisivos na parte de baixo da tabela.
