Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteDenunciada por injúria racial, torcedora do Avaí se defende...

Denunciada por injúria racial, torcedora do Avaí se defende em nota

A mulher, que não teve o nome divulgado em respeito à LGPD, diz que o vídeo representa um "recorte" do ocorrido e que foi agredida verbalmente

Uma torcedora do Avaí foi flagrada proferindo ofensas de cunho xenofóbico e racista contra torcedores do Remo no último sábado (15/11), durante a partida entre as duas equipes pela penúltima rodada da Série B. A torcedora se manifestou através de nota dos seus advogados, dizendo que o comportamento mostrado no vídeo não a representa, e que foi influenciada pelo clima tenso nas arquibancadas.

O clube catarinense afirmou que já identificou a torcedora e a suspendeu, mas não pode divulgar seu nome em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Outro torcedor do Avaí aparece no mesmo vídeo também ofendendo remistas, mas o clube ainda não o identificou. O Avaí afirma que ele receberá a mesma punição.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Por meio da sua equipe de defesa, a torcedora, além de se distanciar das ofensas que proferiu no vídeo, também afirma que ele não mostra todo o contexto do fato: segundo ela, trata-se de uma situação de “agressão mútua”, pois afirma que foi alvo de agressões verbais antes do vídeo começar a ser gravado.

A torcedora ainda disse que não tem nada contra a torcida do Remo ou paraenses, especificando que teve problemas apenas com pessoas específicas. O Ministério Público de Santa Catarina, ainda assim, vai abrir inquérito para apurar a possibilidade de crime de racismo decorrente de xenofobia. A Prefeitura de Florianópolis (SC) e as federações Paraense e Catarinense de Futebol também divulgaram notas repudiando o incidente.

Leia Mais: Condenado por estupro, Robinho deixa Tremembé e é transferido para Limeira

A pena prevista para o crime de injúria racial varia entre 2 a 5 anos de reclusão, além de multa. A xenofobia, isto é, o preconceito direcionado contra outras nacionalidades ou culturas, está inclusa no rol de injúrias raciais.

Confira a nota da defesa da torcedora na íntegra

“A defesa da torcedora do Avaí Futebol Clube vem a público esclarecer os fatos relacionados ao vídeo que circula nas redes sociais. O registro divulgado não retrata quem a torcedora é, nem seu comportamento habitual.

Durante a partida realizada em 15/11/2025, no Estádio da Ressacada, diversos conflitos paralelos ocorreram no interior do estádio, gerando um ambiente de tensão que alterou o estado emocional de muitos torcedores, incluindo a envolvida.

Especificamente quanto ao episódio divulgado, a defesa afirma que a torcedora foi alvo de agressões verbais e ataques pessoais momentos antes. Parte desses acontecimentos não aparece nas gravações, que mostram apenas um recorte isolado e incompleto da situação.

O que se vê no vídeo, segundo a defesa, decorre de uma agressão mútua e pontual, envolvendo pessoas específicas, e não representa qualquer manifestação dirigida à torcida do Remo ou aos paraenses de maneira geral.

A torcedora reforça que não possui qualquer tipo de preconceito, mantendo profundo respeito por paraenses e catarinenses, bem como pelas torcidas do Avaí e do Clube do Remo. Lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que jamais teve a intenção de ofender qualquer pessoa ou torcida.

Por fim, manifesta publicamente seu pedido de desculpas a todos que se sentiram atingidos e se coloca à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos necessários.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...