O Flamengo venceu o Cruz Azul, do México, por 2×1 nesta quarta (10/12) em Doha, no Catar, e se consagrou campeão do Dérbi das Américas – uma das copas que compõem a Copa Intercontinental. Os dois gols da partida foram marcados por Arrascaeta, enquanto Sánchez foi o autor do gol da equipe mexicana.
Com a vitória, o Rubro-Negro agora enfrenta o Pyramids (Egito) neste sábado (13/12) pela Copa Challenger. O vencedor desta partida pega o PSG, campeão europeu.
O Mengão precisou de apenas 14 minutos para abrir o placar em um erro de saída da zaga do Cruz Azul, que já vinha mostrando dificuldades para construir o jogo de trás. Piovi tentou inverter o jogo dentro da sua área, mas deu a bola no peito de Arrascaeta, que precisou apenas limpar o goleiro e fazer.
O gol não mudou a postura de nenhum dos dois times, porém; o Cruz Azul continuou buscando o ataque e tentando propor o jogo, e o Flamengo continuou a pressionar como se ainda estivesse 0x0.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Aos 43 minutos da primeira etapa, um golaço de Jorge Sánchez deixou o placar empatado. Rotondi fez a jogada pela esquerda e foi desarmado, mas quando o rubro-negro Carrascal errou na hora de afastar a bola, o zagueiro-lateral mexicano apareceu na entrada da área para bater de primeira, com força, quase na gaveta.
Acompanhe a live de repercussão de Flamengo 2 x 1 Cruz Azul:
Aos 26 minutos, depois de muito insistir, brilhou novamente a estrela de Giorgan de Arrascaeta. O uruguaio recebeu lindo passe de Cebolinha dentro da área e tentou passar para Bruno Henrique, mas a zaga desviou. No rebote, o armador rubro-negro foi atrás, trouxe a bola para a pequena área e tocou – se foi uma tentativa de cruzamento ou um chute, pouco importa, porque a bola encobriu o goleiro Gudiño, o zagueiro Piovi, e entrou.
Pelo ângulo da jogada, ficou a impressão de que a bola talvez não tivesse entrado completamente, mas o relógio do árbitro sueco Glenn Nyberg informou que o gol foi válido. Vale lembrar que a tecnologia é capaz de informar precisamente se a bola passou ou não da linha por meio de um chip.
Com a vitória, o Flamengo se consagra campeão do Dérbi das Américas e se classifica para a Copa Challenger, onde enfrentará o Pyramids (Egito), campeão da África e da Copa África-Ásia-Pacífico. O vencedor deste duelo encara o PSG pelo título da Copa Intercontinental.
Leia mais: Rubro-Negro pode faturar mais de R$ 40 milhões na Copa Intercontinental
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Saúl), Jorginho (De la Cruz) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Carrascal (Everton Cebolinha), Bruno Henrique e Samuel Lino (Plata). T: Filipe Luís
Cruz Azul: Gudiño; Sánchez (Bogusz), Ditta e Piovi; Érik Lira, Márquez (Faravelli), Rodríguez, Rivero (Campos), Paradela (Luka Romero) e Rotondi (Sepúlveda); Fernández. T: Nicolás Larcamón.
