Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteDorival Júnior pede cautela no Corinthians após conquista da...

Dorival Júnior pede cautela no Corinthians após conquista da Supercopa do Brasil

Treinador destaca necessidade de reforços em todas as posições e afirma que elenco ainda está em processo de montagem apesar dos resultados positivos recentes

O técnico Dorival Júnior alertou para a necessidade de moderar nas expectativas do Corinthians, mesmo após a recente conquista da Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (4/2) no CT do clube paulista, o treinador destacou os desafios que a equipe ainda enfrentará ao longo de 2026.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Se nós não estivermos atentos, não focarmos na melhora do nosso grupo, você vai correr risco, pois é um campeonato (Brasileirão) complicado e perigoso. O próprio Paulistão é assim. Não podemos achar que tudo está resolvido. Não podemos achar que 2026 será melhor do que 2025“, afirmou o treinador.

O comandante alvinegro ressaltou que o clube ainda está em processo de montagem do elenco, apesar dos resultados positivos recentes. A mudança na percepção sobre o Corinthians foi resultado de um trabalho consistente que alterou o padrão de comportamento da equipe.

“Era uma situação que vinha incomodando todos nós. Toda semana a primeira notícia era relacionado ao Corinthians de forma negativa ou pejorativa. Vinha incomodando todos nós. Começamos alterar o padrão de comportamento. Sempre preciso passar ao torcedor o que seja o correto e de maneira mais clara possível. Estamos em um processo de montagem do nosso elenco. Não está completo”, disse.

O elenco atual conta com 13 jogadores formados nas categorias de base, mas Dorival enfatizou a necessidade de qualificar o grupo com novas contratações para aumentar a competitividade.

“Precisamos ter mais atletas, qualificarmos o nosso grupo. Quando você tem uma boa equipe, você briga por taças. Quando você tem um grande elenco, você consegue poder brigar por algo maior. É um momento que o Corinthians tem que se definir. Ou daremos um passo um pouco melhor, ou manteremos esse trabalho”, destacou.

Quando questionado sobre posições específicas que precisam ser reforçadas, o técnico foi sucinto: “Eu não quero falar por posições, mas em todos os compartimentos nós precisamos, no mínimo, de mais um elemento.”

O Corinthians enfrenta uma sequência desafiadora de jogos. O time recebe o Capivariano em casa nesta quinta-feira (5), às 20h30, pelo Campeonato Paulista. Na sequência, enfrenta o Palmeiras no sábado (8), também às 20h30, pelo estadual. No dia 12, joga contra o Red Bull Bragantino às 20h, pelo Campeonato Brasileiro.

“Calendário difícil para todos, não é confortável. Tivemos depois do jogo da Ponte, que foi difícil, mais clássicos: Bragantino, Santos e São Paulo e agora Palmeiras. Um campeonato que está exigindo muito das equipes. Está sendo difícil para administrar, com o Brasileirão em andamento. Estamos aprendendo a conviver essa nova situação. Precisamos de um elenco mais preenchido para podermos competir de igualdade com as demais equipes. Vamos continuar o trabalho independente do que aconteça, com todos que aqui estão, buscando qualificar a capacidade de cada um para ganhar coletivamente”, explicou.

Para o jogo contra o Capivariano, Dorival indicou que utilizará um time alternativo, preservando jogadores para o clássico contra o Palmeiras. “Não tem como finalizar o mês jogando com a mesma equipe. Precisamos tomar decisões e passam pelas necessidades e importância da partida”, afirmou.

Leia Mais: Dorival compara números na seleção brasileira com os de Ancelotti e defende seu trabalho

Sobre a tática adotada na conquista da Supercopa contra o Flamengo, o treinador detalhou o planejamento: “Jogo muito interessante não só por parte do Corinthians, mas para o Flamengo. Teve muita alternância tática. Tínhamos que antecipar o que o Filipe pensava. Fizemos uma marcação individualizada, correndo o risco. Deixamos três jogadores contra três atacantes do Flamengo, que são excelentes. Nossa equipe estava determinada e sabendo do que poderia acontecer. Um erro provocava uma correção.”

Apesar da conquista, Dorival demonstrou pragmatismo: “Acabou o jogo e eu já estava pensando na próxima semana. A vida não é simples. O título foi um alívio momentâneo.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Com golaço de Endrick, Lyon vence o Laval e avança na Copa da França

Com golaço de Endrick, Lyon vence o Laval e avança na Copa da França

Brasileiro acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar aos 37 minutos do segundo tempo
Tuna Luso vence Paysandu por 1 a 0 com gol de pênalti nos acréscimos pelo Paraense

Tuna Luso vence Paysandu por 1 a 0 com gol de pênalti nos acréscimos pelo Paraense

Paulo Rangel, ex-jogador bicolor, marcou de pênalti, garantindo os primeiros pontos da Águia do Souza no campeonato estadual de 2026
Dorival compara números na seleção brasileira com os de Ancelotti e defende seu trabalho

Dorival compara números na seleção brasileira com os de Ancelotti e defende seu trabalho

Técnico afirma que percentual de aproveitamento é semelhante ao do atual comandante da amarelinha e lamenta críticas recebidas
Fluminense tem menos de 10 horas para “atravessar” proposta do Palmeiras por Arias

Fluminense tem menos de 10 horas para “atravessar” proposta do Palmeiras por Arias

Clube carioca firmou acordo de preferência ao vender atacante colombiano ao Wolverhampton