Edilson Capetinha, ex-atacante de 55 anos com passagens por grandes clubes brasileiros, foi confirmado como participante do grupo Camarote no Big Brother Brasil 26. O reality show da TV Globo teve sua estreia na última segunda-feira (12/01), apresentando o ex-jogador entre as personalidades já conhecidas do público.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O ex-atleta construiu carreira significativa no futebol nacional, atuando por equipes como Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro. Durante sua trajetória profissional, Edilson disputou 711 partidas e marcou 305 gols.
Em sua passagem pelo Cruzeiro, em 2002, o atacante participou de 16 jogos, anotou 11 gols e contribuiu com quatro assistências. Posteriormente, transferiu-se para o Kashiwa Reysol, do Japão.
O currículo esportivo de Capetinha inclui três títulos do Campeonato Brasileiro, conquistados em 1993 pelo Palmeiras e em 1998 e 1999 pelo Corinthians. O atacante também venceu o Mundial de Clubes em 2000 com o Timão e a Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira. Sua coleção de troféus conta ainda com oito campeonatos estaduais.
Na Copa, Edilson atuou em quatro das sete partidas da campanha campeã mundial, sendo titular em duas delas, contra a Costa Rica, na terceira partida da fase de grupos, e contra a Turquia, na semifinal da competição. Na grande final contra a Alemanha, no entanto, o jogador não saiu do banco de reservas.
Ao longo de nove anos defendendo a Seleção Brasileira, Edilson disputou 24 partidas, somando 17 vitórias, quatro empates e três derrotas. Ao todo, o atacante balançou as redes seis vezes com a camisa da amarelinha.
Edilson anunciou sua primeira aposentadoria em 2007, mas retornou aos gramados em 2010 para defender o Bahia, onde realizou 15 jogos e marcou dois gols. Em 2016, fez sua última aparição como jogador profissional, atuando em duas partidas pelo Taboão da Serra.
Após pendurar as chuteiras definitivamente, o ex-atacante seguiu carreira na televisão como comentarista esportivo. Trabalhou nos programas Donos da Bola e Jogo Aberto, da Band, permanecendo na emissora até 2021. Além da carreira televisiva, Edilson também é empresário.
Leia Mais: CBF detalha datas das oito primeiras rodadas do Brasileirão 2026
O BBB 26 apresenta uma estrutura renovada de participantes. Além dos tradicionais grupos Pipoca (anônimos) e Camarote (famosos), esta edição introduziu o grupo Veteranos, formado por ex-participantes de temporadas anteriores.
Os integrantes do grupo Pipoca foram definidos por votação popular. O processo seletivo envolveu cinco Casas de Vidro, cada uma com quatro candidatos. Após a votação, foram selecionados um homem e uma mulher de cada Casa, totalizando dez participantes neste grupo.
