Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteEm final emocionante, Fonseca e Melo vencem de virada...

Em final emocionante, Fonseca e Melo vencem de virada e levantam troféu no Rio

Dupla brasileira vence Haase e Frantzen por 4/6, 6/3 e 10/8 e mantém protagonismo do país nas duplas do torneio

O Brasil voltou ao topo das duplas no Rio Open. Neste domingo, João Fonseca e Marcelo Melo conquistaram o título do ATP 500 carioca ao derrotar o holandês Robin Haase e o alemão Constantin Frantzen por 4/6, 6/3 e 10/8, em 1h33min de partida, na Quadra Central.

Para João Fonseca, de 19 anos, foi o primeiro título de duplas da carreira e a primeira conquista em casa. Já Marcelo Melo, aos 42 anos, levantou o 41º troféu no circuito da ATP e celebrou o bicampeonato no torneio — em 2025, ele havia vencido ao lado de Rafa Matos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O primeiro set foi equilibrado, com trocas de quebras de saque. O bom serviço de Fonseca foi destaque, mas Haase e Frantzen foram mais consistentes nas devoluções e aproveitaram uma quebra a mais para fechar em 6/4.

A reação brasileira veio na segunda parcial. Com saques potentes, presença dominante na rede e paralelas precisas, Fonseca e Melo abriram 5 a 0 após duas quebras consecutivas. Apesar da reação dos europeus, os brasileiros administraram a vantagem e fecharam em 6/3, levando a decisão para o match tie-break.

O supertiebreak começou equilibrado, ponto a ponto. A primeira vantagem de dois pontos veio em 8 a 6 para os brasileiros. No momento decisivo, Fonseca brilhou: encaixou um winner de backhand e, no match point, confirmou o título com um ace: 10 a 8. “Com 8 a 8 no supertiebreak, ele dá um winner e um ace. Mostra a mentalidade de campeão que ele tem”, afirmou Marcelo Melo, elogiando o parceiro e classificando como injustas as críticas recentes ao jovem.

Fonseca destacou o significado especial da conquista:

“Em casa, com a torcida, com família e amigos, é muito especial. Eu que convidei o Marcelo para jogar. A osmose funcionou super bem”, disse o tenista, referindo-se ao apelido dado à dupla.

Entrosamento de gerações

Com 23 anos de diferença entre eles, Fonseca e Melo iniciaram a parceria nesta edição do torneio, mas demonstraram sintonia ao longo da campanha. Depois de uma semifinal decidida também no match tie-break, repetiram o roteiro de equilíbrio na final.

Leia mais: COB celebra melhor campanha do Brasil na história dos Jogos de Inverno

Nos últimos anos, o Brasil tem sido protagonista nas duplas do Rio Open, mantendo tradição recente de títulos no torneio carioca. Desta vez, a combinação entre juventude e experiência garantiu mais um troféu para o tênis nacional diante de casa cheia.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Um jogador de futebol veste o uniforme listrado em amarelo e preto do Grêmio Novorizontino enquanto conduz a bola em velocidade pelo gramado. Ele é perseguido de perto por dois jogadores do Santos FC, que vestem uniformes brancos. Ao fundo, a arquibancada está repleta de torcedores, e as placas de publicidade coloridas margeiam o campo. A ação ocorre durante o dia sob iluminação natural.

Zebra! Novorizontino marca no último minuto e elimina Santos do Paulistão

Com Neymar e Gabigol em campo, Peixe saiu atrás e conseguiu empatar, mas foi surpreendido pelo time da casa
Athletico perde mais um pênalti, é derrotado pelo Londrina e cai no Paranaense

Athletico perde mais um pênalti, é derrotado pelo Londrina e cai no Paranaense

Furacão erra quarta cobrança em cinco tentativas na temporada e é superado por 1 a 0 na Arena da Baixada
A árbitra de futebol Daiane Muniz é vista de perfil durante uma partida. Ela tem os cabelos castanhos presos em um coque alto e firme, e utiliza um sistema de comunicação (headset) no ouvido. Veste o uniforme oficial de arbitragem na cor amarelo vibrante com detalhes em preto. Sua expressão é séria e concentrada. Ao fundo, as arquibancadas do estádio aparecem desfocadas com torcedores vestindo azul.

Árbitra FIFA e professora: Conheça Daiane Muniz, que apitou São Paulo x Bragantino

Juíza atacada por Gustavo Marques, do Bragantino, por ser mulher apita jogos de futebol masculino desde 2020 e já esteve em jogos internacionais
Eberechi Eze, do Arsenal, comemora após marcar o terceiro gol da equipe ao lado de Declan Rice

Arsenal domina clássico, vence Tottenham por 4 a 1 e amplia vantagem na ponta

Resultado mantém equipe cinco pontos à frente do vice-líder, enquanto Spurs seguem perto do Z-3