Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteEspecialista explica lesão de Yuri Alberto e indica data...

Especialista explica lesão de Yuri Alberto e indica data de retorno ao Corinthians

Em entrevista à TMC, especialista da Sonafe destacou que Yuri Alberto pode se recuperar antes do previsto e ficar à disposição do Corinthians

O Corinthians abriu sua semana de Carnaval com uma má notícia. Após exames, o atacante Yuri Alberto teve constatada uma lesão muscular de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda. Até que ponto essa ida ao departamento médico deve preocupar o torcedor corinthiano? A TMC conversou com Rodrigo Oliveira, da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe) para responder.

Quando se trata de lesões musculares, existem três possíveis níveis de ferimento. A de segundo grau é uma “lesão moderada, com dano estrutural parcial do músculo. Há dor mais intensa, perda funcional e dificuldade de continuidade da atividade esportiva”, explicou Oliveira, que também destacou que é um machucado relativamente comum no mundo de esporte de alta intensidade.

Lesões grau 2 são relativamente comuns no futebol e, quando tratadas com protocolo adequado e controle de carga individualizado, permitem retorno pleno ao desempenho. O principal risco está na reincidência. Estudos apontam que, após a primeira lesão, a chance de novo episódio na mesma perna pode ser até quatro vezes maior em comparação a atletas sem histórico prévio. Por isso, o gerenciamento da carga e a progressão segura no retorno são fundamentais”, pontuou à TMC.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O tratamento consiste em primeiro reduzir a inflamação e proteger o local da lesão – no caso de Yuri Alberto, a coxa esquerda. “Em seguida, inicia-se a reestruturação muscular com exercícios progressivos de fortalecimento, primeiro em níveis controlados e depois com aumento gradual de carga“, explicou o fisioterapeuta.

Na sequência, inicia-se a transição ao gramado de forma gradual. Primeiro com corridas no gramado até chegar à atuação plena nos treinamentos para, em seguida, estar à disposição do Corinthians mais uma vez.

Yuri Alberto pode voltar a ser o “Wolverine da Fiel” e retornar logo ao Corinthians?

Dentro do Parque São Jorge, Yuri Alberto recebeu o apelido carinhoso de “Wolverine da Fiel” por se recuperar rapidamente de lesões, assim como o herói da Marvel, que conta com o chamado “fator de cura”. Em 2025, por exemplo, o atacante precisou operar uma hérnia inguinal e voltou a defender o Corinthians em apenas um mês, mesmo o prazo habitual de retorno seja de até três meses.

À TMC, Rodrigo Oliveira explicou que jogadores podem demorar de 19 até 36 dias para se recuperarem de lesões de segundo grau. Todavia, existem condições que podem facilitar (ou prejudicar).

Para uma lesão de bíceps femoral grau 2, o tempo médio de recuperação é de 19 a 21 dias. Esse prazo pode se estender até cerca de 36 dias, dependendo de fatores como histórico prévio de lesões, idade, características físicas do atleta (como alta velocidade máxima), resposta individual ao tratamento e controle de carga durante o processo”, destacou o fisioterapeuta.

A definição do retorno não depende apenas do tempo, mas do cumprimento rigoroso dos critérios clínicos, físicos e psicológicos estabelecidos pela equipe multidisciplinar”, emendou.

Considerando esse prazo usual, a tendência é que Yuri Alberto retorne apenas na reta final de março. Considerando de 16 de fevereiro a 31 de março, o Corinthians vai entrar em campo ao menos sete vezes, podendo aumentar esse número com o mata-mata do Campeonato Paulista – veja a lista de confrontos abaixo.

Leia mais: Clássico no Canindé terá torcida dividida nas quartas do Paulista

No período em que não tiver Yuri Alberto, o técnico Dorival Júnior vai ter à sua disposição Gui Negão, Memphis Depay e Pedro Raul podendo atuar no centro do ataque. Além deles, Kayke, Dieguinho e Vitinho são opções, assim como Kaio César, que neste momento está lesionado.

Confira os próximos jogos do Corinthians

  • 19 de fevereiro – Athletico-PR x Corinthians (Brasileiro)
  • 22 de fevereiro – Portuguesa x Corinthians (Paulista)
  • 25 de fevereiro – Cruzeiro x Corinthians (Brasileiro)
  • 11 de março – Corinthians x Coritiba (Brasileiro)
  • 15 de março – Santos x Corinthians (Brasileiro)
  • 19 de março – Chapecoense x Corinthians (Brasileiro)
  • 22 de março – Corinthians x Flamengo (Brasileiro)

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Milan apenas empata com Como em 1 a 1 e Inter amplia vantagem na liderança do Italiano

Milan apenas empata com Como em 1 a 1 e Inter amplia vantagem na liderança do Italiano

Rossoneri permanece na segunda posição com 54 pontos, agora a sete pontos da líder após empate com gols de Nico Paz e Rafael Leão
João Fonseca e Marcelo Melo vencem dupla argentina e avançam às semifinais do Rio Open

João Fonseca e Marcelo Melo vencem dupla argentina e avançam às semifinais do Rio Open

Dupla brasileira venceu Molteni e Gonzalez por 6/4 e 6/0 e aguardam adversários para próxima fase da competição
Yago Melo fez toda sua formação no Flamengo e vai defender o Corinthians a partir de 2026

Corinthians avança por contratação de zagueiro do Flamengo

Zagueiro de 19 anos chega sem custos ao Corinthians e deve assinar contrato válido por três anos
Cauly dá entrevista em sua apresentação no São Paulo

Apresentado, Cauly se sente pronto para estrear: “me sinto muito bem”

Novo camisa 80 do São Paulo está à disposição de Hernan Crespo e pode estrear diante do Bragantino