O torcedor flamenguista ainda tem um tempinho para comemorar o tetra da Libertadores, mas logo menos deve voltar as atenções para a Copa Intercontinental 2025 – o antigo Mundial de Clubes – a partir da semana que vem. O Rubro-Negro entra em campo no dia 10/12, contra o Cruz Azul, na fase pan-americana da competição.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Desde a criação do novo Mundial de Clubes da FIFA, disputado neste ano e vencido pelo Chelsea, o formato da Copa Intercontinental mudou; esta é a segunda edição no novo esquema. O Flamengo, caso vença o time mexicano, enfrenta o Pyramids (Egito) na próxima fase.
Nova Copa Intercontinental: relembre o formato
Dentro do novo padrão, a competição é dividida em chaveamentos regionais e já começa em setembro – ao contrário das edições anteriores, onde toda a Copa acontecia num espaço curto do mês de dezembro.
A primeira etapa da competição é a Copa África-Ásia-Pacífico: nela, o campeão africano e o campeão da Oceania se enfrentam em um playoff de jogo único, e o vencedor enfrenta o campeão da Liga dos Campeões de Elite da AFC – a competição continental asiática – também em jogo único.
Todas as “etapas regionais” da Copa Intercontinental valem o título daquela taça, bem como a qualificação para a próxima eliminatória. Por exemplo, o Pyramids, do Egito, venceu a etapa da Copa África-Ásia-Pacífico e, além de aguardar o vencedor de Flamengo x Cruz Azul para prosseguir no Intercontinental, é também o campeão da África-Ásia-Pacífico.
Na edição atual, as duas partidas foram disputadas em setembro. Para os dois jogos, o mando de campo é concedido para a equipe melhor posicionada no ranking da FIFA.
Em seguida, entra o chamado Dérbi das Américas, onde os vencedores da CONCACAF (América do Norte e Caribe) e da CONMEBOL (América do Sul) se enfrentam em campo neutro, também em partida única. Flamengo e Cruz Azul, neste ano, se enfrentarão dia 10/12 no Catar para decidir o título pan-americano e avançar na chave geral.
Leia mais: Brasil iguala Argentina no topo da Libertadores, com 25 títulos
Na terceira eliminatória, os campeões da Copa África-Ásia-Pacífico e do Dérbi das Américas disputam a Copa Challenger; nesta edição, ela acontecerá no dia 13/12.
Por fim, o campeão da Copa Challenger enfrentará o campeão da Liga dos Campeões da UEFA pelo título da Copa Intercontinental propriamente dita. Em outras palavras, Flamengo, Cruz Azul e Pyramids disputam para ver quem pega o PSG, atual campeão europeu, no dia 17/12.
Todas as chaves do mês de dezembro serão de partidas únicas em campo neutro, porém no mesmo lugar; neste ano, as partidas serão disputadas no Catar. Ao contrário do antigo formato, não existe a disputa pelo terceiro lugar.
Em 2024, também no Catar, a Copa Intercontinental foi vencida pelo Real Madrid, que venceu o Pachuca por 3×0. Os outros títulos da competição foram vencidos por Al-Ahly (Copa Ásia-África-Pacífico) e pelo próprio Pachuca (Dérbi das Américas e Copa Challenger).
