Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteFlamengo e Cruz Azul, do México, se enfrentarão no...

Flamengo e Cruz Azul, do México, se enfrentarão no Intercontinental; veja os detalhes

Agora tetracampeão da Libertadores, o Rubro-Negro enfrentará o campeão da América do Norte e Caribe para avançar no novo formato da competição

O torcedor flamenguista ainda tem um tempinho para comemorar o tetra da Libertadores, mas logo menos deve voltar as atenções para a Copa Intercontinental 2025 – o antigo Mundial de Clubes – a partir da semana que vem. O Rubro-Negro entra em campo no dia 10/12, contra o Cruz Azul, na fase pan-americana da competição.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Desde a criação do novo Mundial de Clubes da FIFA, disputado neste ano e vencido pelo Chelsea, o formato da Copa Intercontinental mudou; esta é a segunda edição no novo esquema. O Flamengo, caso vença o time mexicano, enfrenta o Pyramids (Egito) na próxima fase.

Nova Copa Intercontinental: relembre o formato

Dentro do novo padrão, a competição é dividida em chaveamentos regionais e já começa em setembro – ao contrário das edições anteriores, onde toda a Copa acontecia num espaço curto do mês de dezembro.

A primeira etapa da competição é a Copa África-Ásia-Pacífico: nela, o campeão africano e o campeão da Oceania se enfrentam em um playoff de jogo único, e o vencedor enfrenta o campeão da Liga dos Campeões de Elite da AFC – a competição continental asiática – também em jogo único.

Todas as “etapas regionais” da Copa Intercontinental valem o título daquela taça, bem como a qualificação para a próxima eliminatória. Por exemplo, o Pyramids, do Egito, venceu a etapa da Copa África-Ásia-Pacífico e, além de aguardar o vencedor de Flamengo x Cruz Azul para prosseguir no Intercontinental, é também o campeão da África-Ásia-Pacífico.

Na edição atual, as duas partidas foram disputadas em setembro. Para os dois jogos, o mando de campo é concedido para a equipe melhor posicionada no ranking da FIFA.

Em seguida, entra o chamado Dérbi das Américas, onde os vencedores da CONCACAF (América do Norte e Caribe) e da CONMEBOL (América do Sul) se enfrentam em campo neutro, também em partida única. Flamengo e Cruz Azul, neste ano, se enfrentarão dia 10/12 no Catar para decidir o título pan-americano e avançar na chave geral.

Leia mais: Brasil iguala Argentina no topo da Libertadores, com 25 títulos

Na terceira eliminatória, os campeões da Copa África-Ásia-Pacífico e do Dérbi das Américas disputam a Copa Challenger; nesta edição, ela acontecerá no dia 13/12.

Por fim, o campeão da Copa Challenger enfrentará o campeão da Liga dos Campeões da UEFA pelo título da Copa Intercontinental propriamente dita. Em outras palavras, Flamengo, Cruz Azul e Pyramids disputam para ver quem pega o PSG, atual campeão europeu, no dia 17/12.

Todas as chaves do mês de dezembro serão de partidas únicas em campo neutro, porém no mesmo lugar; neste ano, as partidas serão disputadas no Catar. Ao contrário do antigo formato, não existe a disputa pelo terceiro lugar.

Em 2024, também no Catar, a Copa Intercontinental foi vencida pelo Real Madrid, que venceu o Pachuca por 3×0. Os outros títulos da competição foram vencidos por Al-Ahly (Copa Ásia-África-Pacífico) e pelo próprio Pachuca (Dérbi das Américas e Copa Challenger).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...