Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteBrasil iguala Argentina no topo da Libertadores, com 25...

Brasil iguala Argentina no topo da Libertadores, com 25 títulos

Com o tetra conquistado em Lima, time carioca recoloca o país na liderança e puxa fila histórica de sete títulos seguidos

O título do Flamengo conquistado neste sábado (29/11), no Estádio Monumental de U, em Lima, ao vencer o Palmeiras, devolveu ao Brasil o topo do ranking de conquistas da Copa Libertadores após 61 anos. Com o tetra rubro-negro, o país chegou aos 25 troféus e igualou a Argentina, que reinava sozinha desde o fim dos anos 1960.

Brasil recupera liderança perdida desde a era Pelé

A última vez que o futebol brasileiro dividiu o posto com outro país foi em 1963, quando o Santos bicampeão se igualou ao Uruguai. A partir dali, argentinos e uruguaios alternaram domínio graças a Independiente, Racing, Estudiantes e Peñarol, até a Argentina disparar em 1968. Nos últimos anos, porém, o Brasil encostou de vez graças ao momento avassalador de seus clubes.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Desde 2019, só deu Brasil levantando taça: são sete títulos consecutivos — a maior sequência da história. Essa arrancada foi essencial para reduzir uma diferença que parecia inalcançável e que os hermanos construíram entre as décadas de 1960 e 1970.

Independiente ainda reina, mas Flamengo sobe no pódio

Mesmo com o avanço brasileiro, os maiores campeões continuam sendo argentinos. O Independiente segue soberano com sete títulos, seguido pelo Boca Juniors com seis e pelo Peñarol, do Uruguai, com cinco taças. Na sequência aparecem River Plate, Estudiantes e agora o próprio Flamengo, todos com quatro conquistas.

Se no topo geral os argentinos dominam, em variedade de campeões o Brasil dá show: são 12 clubes diferentes com a taça, contra oito da Argentina. O Flamengo, agora maior vencedor brasileiro, ajudou o país a abrir vantagem em diversidade de conquistas.

Cidades campeãs e o novo mapa da América

Buenos Aires lidera entre as “capitais da Libertadores”, somando 13 títulos distribuídos entre Boca, River, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez. Logo atrás vem Avellaneda, dona de oito taças com Independiente e Racing. Com o tetracampeonato flamenguista, o Rio de Janeiro chegou aos mesmos sete títulos de São Paulo — ambos impulsionados por suas potências históricas.

Peru, Bolívia e Venezuela seguem sem campeões, embora os peruanos já tenham batido na trave duas vezes: o Universitário em 1972 e o Sporting Cristal em 1997.

Leia mais: Filipe Luis entra para história do Flamengo sendo campeão da Libertadores como atleta e técnico

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...