O Flamengo, campeão da América do Sul, e o Pyramids FC, campeão da África, se enfrentam neste sábado (13/12) às 14h (horário de Brasília) pela Copa Intercontinental. A partida é, ao mesmo tempo, uma “semifinal” e uma taça própria – conforme o novo formato do torneio mundial anual, esse jogo também vale o troféu da Copa Challenger.
O duelo acontecerá no Ahmad bin Ali, em Al Rayyan (Catar), e o vencedor vai levar a taça da Copa Challenger e obter o direito de disputar a final da Copa Intercontinental contra o PSG, campeão da Europa. A TMC transmite a partida pela rádio com exclusividade a partir das 12h; Globo, SporTV, getv, CazéTV e Fifa+ transmitem a partida com imagens.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Às vésperas da partida, o técnico Filipe Luís deu entrevista coletiva sobre o jogo, mas não adiantou uma possível escalação. Não por mistério, mas sim porque a questão física, segundo ele, faz com que a escalação seja avaliada com base no quão recuperados os atletas estarão do jogo contra o Cruz Azul, do México, na última quarta-feira (10/12).
“Não posso adiantar nada para vocês. Temos o dia de hoje e parte do dia de amanhã para decidir em função da recuperação dos jogadores. Tem jogadores com mais de 30, 33 anos. A recuperação depois de três dias não é completa. Nosso adversário [o pyramids] descansou para jogar esse jogo, e nós não”, explicou o técnico flamenguista.
É semifinal ou é jogo de taça? Entenda o formato da Copa Intercontinental
O novo formato da competição, implantado em 2024, divide a competição em diversas etapas geograficamente coesas e torna essas etapas, ao mesmo tempo, chaveamentos da Copa Intercontinental e torneios próprios, com taça e prêmios em dinheiro como qualquer outra competição oficial.
Por exemplo: o que podemos chamar de “primeira fase” da Copa Intercontinental se divide em dois grupos, a Copa África-Ásia-Pacífico e o Dérbi das Américas. O vencedor de cada uma dessas taças avança para a “segunda fase”, também conhecida como Copa Challenger.
A Copa África-Ásia-Pacífico coloca o campeão africano contra o campeão da Oceania numa partida única, e o vencedor enfrenta o campeão asiático. Nesta edição, o Pyramids FC, do Egito, representou a África e derrotou Auckland City (Nova Zelândia, campeão da Oceania) e Al-Ahli (Arábia Saudita, campeão da Ásia).
O Dérbi das Américas, por sua vez, é disputado pelo campeão da América do Sul e o campeão da CONCACAF, isto é, a América do Norte, Central e Caribe. Foi esta a taça vencida pelo Flamengo na última quarta-feira, ao derrotar o Cruz Azul.
Leia mais: Torcedores pedem suspensão de venda de ingressos para Copa e atacam preços “extorsivos”
Até aqui, são três as taças em jogo: África-Ásia-Pacífico, Dérbi das Américas e Challenger. O vencedor da Copa Challenger enfrentará o campeão europeu, isto é, da Liga dos Campeões da UEFA, pela taça da Copa Intercontinental – o quarto e último troféu disputado. Em 2024, o Pachuca, do México, venceu a Copa Challenger e enfrentou o Real Madrid na decisão, vencida pelo clube merengue.
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.
