O atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, jogará pelo Santos até dezembro de 2026, após acordo de empréstimo firmado com o Cruzeiro. A negociação foi concluída estabelecendo que o jogador não se apresentará para a pré-temporada na Toca da Raposa, em Belo Horizonte. O contrato inclui opção de compra pelo clube paulista ao término do período.
Pelo acordo, Santos e Cruzeiro dividirão o salário do atacante, cujos vencimentos mensais superam R$ 2,5 milhões. A transação não prevê compensação financeira imediata para o clube mineiro, que continuará arcando com outros compromissos contratuais, como as luvas.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
As conversas entre as diretorias avançaram após as festividades de fim de ano, impulsionadas pelo desejo do próprio atleta de retornar à Vila Belmiro. As negociações vinham ocorrendo desde a semana passada, quando as equipes buscavam um entendimento financeiro viável para ambas as partes.
A permanência de Gabigol no elenco cruzeirense tornou-se improvável devido às poucas oportunidades que teria sob o comando do técnico Tite, ex-comandante da seleção brasileira. Diante desse cenário, o Santos surgiu como alternativa, estabelecendo como condição para o negócio a divisão dos custos salariais do jogador.
Formado nas categorias de base santistas, Gabigol construiu números significativos em sua passagem anterior pelo Peixe. O atacante disputou 210 jogos, marcou 84 gols e contribuiu com 13 assistências. Entre suas conquistas estão a artilharia do Campeonato Brasileiro de 2018 com 18 gols, três artilharias da Copa do Brasil e dois títulos do Campeonato Paulista (2015 e 2016).
O jogador também entrou para a história do clube ao marcar o gol de número 12 mil do Santos, durante vitória por 5 a 1 contra o Botafogo-SP pelo Paulistão de 2014.
Para 2026, o Santos trabalha no equilíbrio de suas finanças, buscando alternativas para manter seu atual patamar salarial. Um exemplo dessa estratégia é a negociação do jogador Guilherme, próximo de ser vendido para um clube dos Estados Unidos.
A expectativa é que o anúncio oficial de Gabigol como reforço santista aconteça nos próximos dias, após a conclusão dos últimos detalhes contratuais. A contratação ocorre logo após o Santos garantir a renovação com o meia-atacante Neymar, que estendeu seu vínculo com o clube por mais uma temporada, até o final de 2026.
