Na noite da última segunda-feira (09/02), o Parque São Jorge sediou a décima e última audiência pública pública para discutir a reforma do Estatuto do Corinthians. Presente nos pleitos, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Alvinegro, convocou a torcida para marcar presença na votação do documento por parte do Conselho Deliberativo, marcada para o início de março.
“Como próximo passo, o Gaviões irá convocar a Fiel Torcida para comparecer à votação no Conselho Deliberativo, que poderá ocorrer nos dias 2 ou 9 de março, reforçando a importância da mobilização e da participação popular nesse momento decisivo“, destacou a Gaviões da Fiel por meio de nota oficial.
“Além disso, a entidade aguarda a nova versão do anteprojeto para uma análise criteriosa, garantindo que as mudanças propostas estejam alinhadas com os interesses do clube, dos associados e da torcida”, também citaram os uniformizados – leia a nota na íntegra abaixo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A convocação da Gaviões da Fiel surge por um certo receio de membros do Parque São Jorge em liberar que sócios-torcedores possam votar nas eleições para presidente e Conselho Deliberativo. Em pelo menos duas audiências públicas esse tópico virou assunto.
Atualmente, apenas associados do Parque São Jorge há no mínimo cinco anos podem participar das votações do Corinthians – para presidente e formulação do Conselho Deliberativo, além de Assembleias Gerais. O que vem sendo discutido é liberar que membros adimplentes do Fiel Torcedor possam participar desses pleitos, de modo a aumentar a quantidade de votantes.
Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, chegou a propor a criação de um plano especial do Fiel Torcedor para esses torcedores poderem participar, porém foi criticada na reformulação do anteprojeto.
Feitas as audiências públicas, o Conselho Deliberativo deve votar a respeito do documento no início de março. Se for aprovado, o novo estatuto ainda terá que ser submetido a Assembleia Geral.
Leia na íntegra o texto da Gaviões da Fiel sobre a votação do novo Estatuto do Corinthians
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida acompanhou ativamente as dez audiências públicas realizadas para debater a reforma do Estatuto do Sport Club Corinthians Paulista, reforçando seu compromisso com a transparência, a democracia e o fortalecimento do clube.
Ao longo dos encontros, foram discutidas propostas importantes para a modernização da gestão, ampliação da participação dos associados, do fiel torcedor e maior responsabilidade administrativa. O Gaviões esteve presente em todas as etapas, ouvindo, contribuindo e defendendo os interesses da Fiel Torcida.
No entanto, o Gaviões segue acompanhando o processo com precaução, especialmente diante da resistência de parte dos conselheiros em relação ao direito do fiel torcedor de participarem da escolha direta do presidente do clube.
Como próximo passo, o Gaviões irá convocar a Fiel Torcida para comparecer à votação no Conselho Deliberativo, que poderá ocorrer nos dias 2 ou 9 de março, reforçando a importância da mobilização e da participação popular nesse momento decisivo.
Além disso, a entidade aguarda a nova versão do anteprojeto para uma análise criteriosa, garantindo que as mudanças propostas estejam alinhadas com os interesses do clube, dos associados e da torcida.
Para o Gaviões, a democratização do Corinthians é fundamental para garantir uma gestão mais representativa, transparente e alinhada com a vontade da sua torcida. A luta pela participação efetiva da Fiel nas decisões segue sendo uma prioridade.”
