Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteMP investiga possível gestão temerária na administração do São...

MP investiga possível gestão temerária na administração do São Paulo

Inquérito civil examina indícios de má administração financeira no clube paulista, incluindo favorecimento de terceiros

A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital abriu inquérito para investigar possível gestão temerária no São Paulo. O procedimento foi iniciado em 7 de janeiro deste ano e tem como objetivo verificar se a atual administração contribuiu para o aumento do endividamento do clube paulista. O prazo estabelecido para apresentação de documentos e provas é de 30 dias.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O inquérito civil tramita na vara cível e examina indícios de má administração financeira. Segundo o documento oficial, o MP busca verificar “atos administrativos com potencial dilapidação patrimonial, desvio de finalidade, favorecimento de terceiros ou familiares de dirigentes, e eventual utilização de recursos públicos ou benefícios fiscais, com risco de violação de direitos coletivos de relevante interesse social e lesão ao erário”.

O presidente Julio Casares é o principal investigado no processo. As autoridades apuram transações financeiras realizadas entre 2021 e 2025 na sede do clube, no Morumbis.

Em processo criminal separado, Nelson Marques Ferreira, ex-diretor adjunto de futebol do São Paulo, é investigado pela abertura de 15 empresas durante sua gestão. Ferreira ocupou o cargo do início de 2021 até novembro de 2025. Esta investigação criminal teve início após denúncia anônima enviada pelos Correios.

Leia Mais: São Paulo x São Bernardo: saiba onde o jogo será transmitido

Crise institucional e processo de impeachment

A situação institucional do São Paulo se agravou nas últimas semanas. Em 23 de dezembro, um grupo de 57 conselheiros protocolou requerimento solicitando reunião extraordinária para discutir o impeachment de Casares. O encontro está marcado para esta sexta-feira (16/01), às 18h30, no Morumbis.

O processo de afastamento ganhou força após a divulgação de um esquema de exploração irregular de camarote no estádio. Em gravação de áudio, Mara Casares e Douglas Schwartzmann, diretores atualmente afastados, admitiam participação em um esquema para uso ilegal de camarote durante show da Shakira realizado em fevereiro de 2025.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...