O tenista João Fonseca será cabeça de chave de um torneio de Grand Slam pela primeira vez na carreira. O brasileiro de 19 anos garantiu uma das 32 posições de pré-classificado no Aberto da Austrália, que começa no dia 18 deste mês.
O atual número 1 do país assegurou esta condição nesta quarta-feira (7/01) mesmo após sua desistência do ATP de Brisbane por lesão na região lombar – ele também desistiu da Copa Davis, em fevereiro.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Fonseca caiu da 24ª para a 29ª posição no ranking da ATP após não defender os 125 pontos do título do Challenger de Camberra, que venceu em 2025. Na atualização da próxima semana, o brasileiro ocupará no máximo a 31ª colocação mundial, posição suficiente para garantir seu status como cabeça de chave em Melbourne.
A vantagem de ser cabeça de chave permite que o jovem tenista evite confrontos contra jogadores do Top 30 do ranking nas duas primeiras rodadas do torneio australiano.
Diversos adversários diretos de Fonseca no ranking sofreram derrotas antecipadas nesta semana, incluindo o americano Frances Tiafoe, o grego Stefanos Tsitsipas e o francês Ugo Humbert. Para manter-se entre os 32 cabeças de chave, o brasileiro poderia cair até a 34ª posição, já que o dinamarquês Holger Rune e o britânico Jack Draper, ambos à sua frente, estão lesionados e não participarão do Grand Slam.
Antes do Australian Open, Fonseca ainda está inscrito para o ATP 250 de Adelaide, que começa na próxima segunda-feira. Sua presença, contudo, ainda não está confirmada, em razão das dores nas costas.
Leia mais: Morte de biógrafo Michael J. Schumacher confunde fãs de ex-piloto da F-1
