João Fonseca, tenista brasileiro de 19 anos e número 30 do ranking mundial, confirmou sua participação no Australian Open após se recuperar de um problema nas costas.
A competição, primeiro Grand Slam da temporada, começa neste sábado (17/01), pelo horário de Brasília, em Melbourne, na Austrália. O carioca enfrentará o norte-americano Eliot Spizzirri, 24 anos, atual 89º colocado no ranking, em sua estreia, ainda sem data definida.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A lesão nas costas havia impedido Fonseca de participar de dois torneios ATP 250 no início deste ano, gerando incertezas sobre sua presença no Grand Slam australiano. No entanto, a recuperação foi concluída a tempo para garantir sua participação no torneio.
O jovem tenista já retomou os treinamentos normalmente e demonstrou confiança para sua estreia. Como cabeça de chave na competição, Fonseca tem status privilegiado, sem favoritos em seu caminho nas primeiras rodadas, embora enfrente a pressão de corresponder às expectativas.
Elogios de Federer repercutem
O brasileiro também comentou sobre os recentes elogios recebidos de Roger Federer. O ex-tenista suíço havia destacado semelhanças entre seu estilo de jogo e o de Fonseca, afirmando que o “céu é o limite” para o brasileiro.
“Agradecimento imenso. [Federer] É um ídolo, não só para mim, mas para todo tenista. Muita gratidão. Espero que consiga entreter ele um pouco jogando”, declarou o jovem tenista.
Leia mais: Conselho Deliberativo do São Paulo vota impeachment de Casares nesta sexta
Federer havia afirmado: “O que separa o João dos outros caras da chave (do Australian Open) é a sua potência. Ele é empolgante, tem uma boa aura e eu gosto de vê-lo jogar”.
“Ele é um pouco mais como eu no sentido de que precisa de um pouco mais de tempo para trabalhar seu jogo, semelhante ao (Jannik) Sinner também, para saber quando segurar e quando soltar seus golpes. Uma vez que ele descubra isso, o céu é o limite. Realmente acho que ele é um dos caras que podem competir pelas maiores vitórias.”
