O lateral-esquerdo Alexandro Bernabéi, do Internacional, intimidou a repórter Andreana Chemello, da Rádio Inferno, durante as comemorações pela permanência do clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O incidente ocorreu neste domingo (8), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, após o time gaúcho vencer o Bragantino por 3 a 1 na rodada final da competição.
Um torcedor na arquibancada registrou em vídeo o momento em que o jogador argentino abordou a jornalista, arrancou seu fone de ouvido e gritou próximo ao seu ouvido. A intimidação aconteceu logo após o apito final da partida decisiva, enquanto a profissional cobria a festa dos jogadores com a torcida.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
De acordo com a jornalista, a abordagem ocorreu sem qualquer provocação prévia. Andreana trabalhava normalmente, documentando a comemoração dos atletas colorados com os torcedores, quando foi surpreendida pela atitude do lateral.
“Eu estava muito feliz, dá para ver no vídeo que eu estou sorrindo e gravando. Quando o Bernabéi chegou perto, ele tira meu fone de ouvido da minha cabeça e grita muito alto perto da minha orelha: ‘Fala agora’. Eu fiquei sem entender, porque os outros jogadores estavam comemorando comigo, perguntando sobre os resultados paralelos. Então eu olho para ele e falo: ‘Como assim, falar agora?’ Ele grita de novo e sai”, disse Andreana.
A repórter afirmou que não se sentiu agredida fisicamente, mas considerou a atitude intimidadora e desrespeitosa. “Eu não me senti agredida, mas me senti intimidada. Ele não tem direito de tocar no meu equipamento. Se eu estivesse falando algo importante na rádio, ele teria me atrapalhado. Isso me deixou profundamente incomodada”, afirmou.
Representantes do Internacional, incluindo o diretor executivo André Mazzuco e Jorge Roberto Cunha de Oliveira Filho, do departamento jurídico do clube, entraram em contato com a jornalista para pedir desculpas em nome da instituição. Eles informaram que Bernabéi receberá uma advertência interna pelo comportamento.
Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Andreana revelou ter recebido, além de mensagens de apoio, ataques racistas e ofensas. “Recebi uma mensagem dizendo ‘bem feito sua macaca imunda’. Também comentários me chamando de mimimi, caça like, sendo que eu não fiz nada. Isso está gerando um hate pra mim e eu não estou conseguindo aproveitar um momento que era para ser bom”, declarou.
Até o momento, não há informações sobre possíveis sanções oficiais ao jogador por parte da CBF ou de outros órgãos reguladores do futebol brasileiro.
