Nesta semana, o lateral-esquerdo Wendel assinou seu primeiro contrato profissional com o Corinthians. Esse novo vínculo, inclusive, já foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
O jogador de 16 anos (nasceu em 2009) assinou com o Timão até 31 de janeiro de 2029 – para jogadores com menos de 18 anos, a Fifa só reconhece vínculos de até três anos. Conforme apurou a TMC, o contrato prevê multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 305 milhões na cotação atual) para clubes de fora do país.
Multas rescisórias para o mercado nacional não costumam ser divulgadas, pois possuem limitação de 2.000 vezes o salário do jogador. Essa é uma determinação da Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023).
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Wendel foi contratado pelo Corinthians em 2023, para defender o Sub-14. Em seus primeiros anos de base, foi lateral-esquerdo e depois se converteu em ponta. Contudo, na chegada ao Sub-17 voltou a ser um defensor.
Em 2025, Wendel chegou até a participar de alguns treinos junto ao elenco profissional sob os olhares do técnico Dorival Júnior. O lateral-esquerdo foi chamado para participar de reapresentações do elenco principal, em que os titulares da partida passada costumam ser poupados.
No decorrer de 2026, a tendência é que Wendel seja titular do Sub-17 do Corinthians, uma vez que é o principal nome à disposição do técnico Guilherme Nascimento. Vale lembrar que o Alvinegro está em vias de oficializar a contratação do também lateral-esquerdo João Vitor, ex-Athletico-PR.
Leia mais: Volante testado por Dorival Júnior deixa o Corinthians
Em 2026, o Sub-17 do Corinthians vai disputar os Campeonatos Brasileiro e Paulista da categoria. Neste ano, o Timãozinho também vai participar do Pré-Paulista, um torneio experimental organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para abrir a temporada do Sub-17 paulista.
