Lewis Hamilton expressou inquietação sobre o futuro ambiente que Isack Hadjar encontrará na Red Bull Racing. O piloto franco-argelino de 21 anos, que atualmente compete pela Racing Bulls, foi anunciado como novo companheiro de Max Verstappen na equipe principal a partir de 2026. As declarações foram feitas neste domingo (07/12) durante entrevista à imprensa.
“Não vou mentir, isso me preocupa. Acho que Hadjar fez um trabalho incrível este ano e ainda é muito, muito jovem, ainda está aprendendo muito sobre si mesmo e sobre o ambiente ao seu redor. Mas ele fez um trabalho fenomenal este ano e tem uma ótima abordagem. Todos nós sabemos o que acontece quando os pilotos vão para a Red Bull e o ambiente em que são inseridos. Obviamente, eu não estive lá, então não posso falar por experiência própria, mas, olhando de fora, é obviamente bastante difícil. E onde ele está [na Racing Bulls], parece que ele tem um ambiente muito bom”, afirmou Hamilton.
O heptacampeão mundial, que agora compete pela Ferrari, mencionou o caso de Yuki Tsunoda como exemplo do tratamento que a equipe austríaca costuma dispensar a seus pilotos. O japonês perderá sua vaga justamente para abrir espaço para Hadjar na próxima temporada.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
“Yuki é um piloto incrível, mas todo piloto que vai para lá tem essa experiência [de acabar sendo descartado]. Mas isso não significa que esses pilotos não sejam ótimos, é claramente outra coisa. Então, eu só espero que sejam feitas mudanças que proporcionem o suporte adequado a ele [Hadjar]“, completou Lewis.
Hadjar considera Hamilton seu grande ídolo na Fórmula 1. O franco-argelino já declarou em entrevista anterior que fica “bobo” quando está próximo do britânico. A admiração transcende o relacionamento entre competidores.
No início da temporada, durante o Grande Prêmio da Austrália, Hadjar sofreu um acidente na volta de apresentação. O piloto bateu o carro e abandonou a prova antes mesmo da largada oficial. Anthony Hamilton, pai do heptacampeão, consolou o jovem piloto com um abraço após o incidente.
A reação emocional de Hadjar após o acidente na Austrália gerou comentários de Helmut Marko, consultor da Red Bull. Na ocasião, Marko classificou a reação do piloto como um “show de lágrimas” e considerou que o episódio “foi um pouco embaraçoso”.
A transferência de Hadjar para a RBR está confirmada para 2026, quando ele substituirá o atual segundo piloto da equipe principal e formará dupla com Verstappen.
