Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteSão Paulo será palco do Mundial de skate em...

São Paulo será palco do Mundial de skate em março deste ano

Competição acontecerá no Parque Cândido Portinari, de 1º a 8 de março, reunindo modalidades street e park

Os principais skatistas do mundo competirão em São Paulo entre 1º e 8 de março de 2026, durante o Mundial de skate street e parkA competição acontecerá no Parque Cândido Portinari, adjacente ao Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A confirmação oficial ocorreu nesta sexta-feira (16/01). Esta será a primeira vez que as modalidades street e park serão realizadas simultaneamente em um Mundial. O evento da World Skate estava inicialmente agendado para Washington em 2025, mas teve sua sede e data alteradas no início deste ano.

Mudanças no calendário não são novidade na modalidade. Em fevereiro de 2023, os Emirados Árabes sediaram o Mundial de 2022, que havia sido adiado. Naquela competição, realizada em Sharjah, a brasileira Rayssa Leal sagrou-se campeã. Posteriormente, em dezembro do mesmo ano, o Japão recebeu o Mundial de 2023, vencido pela skatista Yumeka Oda.

Participação brasileira

O Brasil terá forte representação no evento, contando atualmente com 20 atletas entre os melhores do mundo nas quatro categorias disputadas. Rayssa Leal, Pedro Barros, Augusto Akio, Gui Khury e Raicca Ventura já estão confirmados como cabeças de chave.

Por esse status, esses atletas não precisarão participar das classificatórias marcadas para 4 e 5 de março, entrando diretamente na fase principal a partir do dia 6. Os dias iniciais do evento serão dedicados aos treinamentos.

Leia Mais: João Fonseca diz estar bem fisicamente e responde elogios de Federer

Critérios de participação e estrutura

Para participar do Mundial, os atletas devem estar entre os 30 melhores do ranking mundial ou ser inscritos por suas federações nacionais. A competição distribuirá pontos para o ranking olímpico, aumentando sua importância para os competidores.

As pistas da capital paulista estão sendo adaptadas desde o ano passado para atender às exigências das regras internacionais.

Experiência em grandes eventos

São Paulo possui histórico na organização de competições deste porte. Em 2019, a cidade sediou o Mundial de park no complexo do Parque Villa-Lobos e o Mundial de street no Anhembi. Nos três anos anteriores, a capital paulista também recebeu a final da SLS (Street League Skateboarding), evento considerado pelos atletas como uma competição com peso de Mundial.

Após a realização do Mundial em São Paulo, o próximo evento mundial da modalidade acontecerá em outubro no Paraguai, de acordo com informações do ge.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...