Os principais skatistas do mundo competirão em São Paulo entre 1º e 8 de março de 2026, durante o Mundial de skate street e park. A competição acontecerá no Parque Cândido Portinari, adjacente ao Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A confirmação oficial ocorreu nesta sexta-feira (16/01). Esta será a primeira vez que as modalidades street e park serão realizadas simultaneamente em um Mundial. O evento da World Skate estava inicialmente agendado para Washington em 2025, mas teve sua sede e data alteradas no início deste ano.
Mudanças no calendário não são novidade na modalidade. Em fevereiro de 2023, os Emirados Árabes sediaram o Mundial de 2022, que havia sido adiado. Naquela competição, realizada em Sharjah, a brasileira Rayssa Leal sagrou-se campeã. Posteriormente, em dezembro do mesmo ano, o Japão recebeu o Mundial de 2023, vencido pela skatista Yumeka Oda.
Participação brasileira
O Brasil terá forte representação no evento, contando atualmente com 20 atletas entre os melhores do mundo nas quatro categorias disputadas. Rayssa Leal, Pedro Barros, Augusto Akio, Gui Khury e Raicca Ventura já estão confirmados como cabeças de chave.
Por esse status, esses atletas não precisarão participar das classificatórias marcadas para 4 e 5 de março, entrando diretamente na fase principal a partir do dia 6. Os dias iniciais do evento serão dedicados aos treinamentos.
Leia Mais: João Fonseca diz estar bem fisicamente e responde elogios de Federer
Critérios de participação e estrutura
Para participar do Mundial, os atletas devem estar entre os 30 melhores do ranking mundial ou ser inscritos por suas federações nacionais. A competição distribuirá pontos para o ranking olímpico, aumentando sua importância para os competidores.
As pistas da capital paulista estão sendo adaptadas desde o ano passado para atender às exigências das regras internacionais.
Experiência em grandes eventos
São Paulo possui histórico na organização de competições deste porte. Em 2019, a cidade sediou o Mundial de park no complexo do Parque Villa-Lobos e o Mundial de street no Anhembi. Nos três anos anteriores, a capital paulista também recebeu a final da SLS (Street League Skateboarding), evento considerado pelos atletas como uma competição com peso de Mundial.
Após a realização do Mundial em São Paulo, o próximo evento mundial da modalidade acontecerá em outubro no Paraguai, de acordo com informações do ge.
