Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteNívia de Lima, da Chapecoense, é a primeira treinadora...

Nívia de Lima, da Chapecoense, é a primeira treinadora mulher a vencer jogo na Copinha

Aos 44 anos, treinadora das categorias de base também foi a segunda mulher a comandar um time na competição

Nívia de Lima, técnica do sub-20 da Chapecoense, conquistou uma vitória histórica após o 3×2 contra o Volta Redonda na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A profissional de 44 anos alcançou o feito inédito neste sábado (3), tornando-se a segunda mulher a comandar uma equipe masculina na competição e a primeira a vencer uma partida no torneio.

A treinadora está à frente do time catarinense na 56ª edição da Copa São Paulo, considerada a maior competição de categorias de base do Brasil. Formada em Educação Física, Nívia trabalha na Chapecoense desde 2012, onde acumulou experiência nas categorias sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20. Segundo informações divulgadas pelo portal oficial da Chapecoense, a trajetória da técnica no clube tem sido marcada por dedicação e resultados consistentes ao longo dos anos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em 2025, a técnica levou a equipe sub-20 do clube à final do Campeonato Catarinense. Posteriormente, assumiu o comando do time profissional da Chapecoense para a disputa da Copa Santa Catarina, ampliando sua experiência em competições estaduais e nacionais. A Chape costuma escalar atletas dos elencos de base e aspirantes na Copa Santa Catarina, já que é uma competição de menor escalão e que acontece paralelamente ao Campeonato Brasileiro.

A partida que marcou o feito histórico foi disputada em São Paulo, sede tradicional do torneio que reúne equipes de base de todo o país.

“O sentimento quando entrei no campo alcançando esse marco histórico foi um sentimento de gratidão. Passou um filme na minha cabeça sobre a minha trajetória, do quanto precisei ser resiliente e do quanto tive que me preparar para esse momento”, declarou Nívia.

Leia mais: João Fonseca desiste do ATP de Brisbane por lesão lombar

A treinadora também comentou sobre os desafios enfrentados em sua carreira no futebol. “O futebol não é um ambiente comum de trabalho para as mulheres. Mesmo assim, com coragem me preparei para que tudo acontecesse, acreditando no processo e no meu legado para fazer o que eu amo”, afirmou.

A Chapecoense seguirá na competição sob o comando de Nívia, podendo avançar para as próximas fases do torneio dependendo dos resultados que conquistar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...