O técnico do Flamengo, Filipe Luís, pretende dar alguns minutos em campo ao atacante Pedro na semifinal da Copa Intercontinental contra o Pyramids, do Egito. A partida acontece neste sábado (14/12), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. O jogador, que se recupera de lesão, participou parcialmente do treino com o grupo na quinta-feira (11/11).
O Flamengo teve apenas dois dias de preparação após vencer o Cruz Azul, do México, na última quarta-feira (10/12). A decisão sobre o aproveitamento de Pedro dependerá da avaliação no treino desta sexta-feira.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Muito bom ter o Pedro com a gente no campo. Deu para ver que voltou com confiança, alegria e vontade que estava antes da lesão do braço. Nosso planejamento para ele depende da evolução dele dia a dia. Nesse treino de hoje vamos decidir se ele pode ter minutos ou não amanhã. Minha expectativa é que ele tenha minutos”, declarou Filipe Luís.
O elenco rubro-negro possui atletas com mais de 30 anos, chegando a 33 em alguns casos, fator que preocupa o treinador quanto à recuperação física após o curto intervalo entre as partidas. Em caso de vitória, o Flamengo enfrentará o PSG na decisão do torneio.
Sobre o formato da competição, onde equipes europeias entram diretamente na final, o técnico reconheceu a desvantagem. “Claro que é injusto. Ao mesmo tempo é um privilégio estar aqui e desfrutar de outro Intercontinental”, afirmou.
Filipe Luís identificou o atacante Mayele como jogador-chave do Pyramids, mas ressaltou que o time egípcio não se resume apenas a ele. “O Mayele foi o jogador determinante no jogo do Al Ahli, talvez seja o jogador mais determinante do Pyramids, mas é uma equipe muito sólida”, avaliou.
O treinador destacou a organização defensiva do adversário. “A fase defensiva é muito bem trabalhada, é um treinador que entende muito bem essa fase defensiva. Pelo que pude analisar, é um time que se defende muito bem”, explicou.
Em junho deste ano, durante a Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo venceu o Chelsea na primeira fase, mas foi eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final. Sobre essa eliminação, o treinador comentou: “Não esqueço do massacre que foi depois do jogo contra o Bayern. Para o mundo, o Flamengo deixou uma boa impressão, mas, infelizmente, no Brasil só vale resultado.”
Ao falar sobre a evolução da marca do clube, Filipe Luís disse: “Se você olha para o Flamengo 15 anos/20 anos atrás, o clube, primeiro, não era respeitado nem para pagar as dívidas, então hoje esse processo todo de fortalecimento da marca começou com a seriedade na administração do clube, que continua até hoje com essa organização interna, essa profissionalização a cada dia que passa, isso transmite essa seriedade e o, principal de tudo, é saber vencer”.
O calendário do Flamengo em 2025 foi intenso, com aproximadamente 75 a 76 jogos disputados ao longo da temporada. Para o confronto contra o Pyramids, o treinador afirmou que o time precisará estar bem posicionado taticamente e com “criatividade em dia”.
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.
