Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsportePlayoffs na Série B: O que temos, o que...

Playoffs na Série B: O que temos, o que não temos, e o que não pode ser feito

Novo formato garante a subida dos dois primeiros times e cria duas "finais" entre o 3º a 6º colocados para as vagas remanescentes

A Série B do Campeonato Brasileiro terá novidades a partir da edição deste ano, e a maior delas é a introdução de ‘playoffs‘ para decidir quem sobe de divisão no fim do ano. O novo modelo ainda prevê a subida de quatro times, como tem sido costumeiro, mas adota um novo modelo classificatório similar ao das divisões inferiores da Inglaterra.

No novo formato, o primeiro e segundo colocados da Série B vão subir automaticamente para a Série A, enquanto o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão “finais” para decidir as duas últimas vagas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O chaveamento dos playoffs segue a tabela final: o terceiro colocado enfrenta o sexto, e o quarto enfrenta o quinto. Os dois vencedores dessas partidas garantem a subida.

Para Erich Beting, jornalista esportivo e dono do portal Máquina do Esporte, a revolução no formato de promoção da Série B aumenta a competitividade: “Muitas vezes, faltando umas quatro rodadas [para acabar a Série B], meio que já definiu [quem sobe]. Desse jeito, não define (…) o time que estiver em oitavo, em nono lugar pode ainda chegar, então você vai deixando mais jogos com propósito e emoção”, argumentou Erich no Papo de Craque TMC desta sexta (06/02).

O jornalista também pontuou que, “se envelopar bem envelopado”, a introdução dos playoffs na Série B – e a transmissão deles – pode tornar a competição mais atrativa. “Existe um problema de geração de receita na Série B, isso é uma coisa clara”.

Na Inglaterra, pelo menos nas divisões Championship (2ª) até National North/South (6ª), sobem e caem três times; por isso, dois são promovidos automaticamente, e os quatro restantes batalham por uma vaga só, motivo pelo qual o playoff costuma ter semifinais e uma final em estádios grandes como o Wembley. No Brasil, os playoffs consistirão em apenas essas duas partidas separadamente.

Campeonatos como o Alemão também possuem um playoff de rebaixamento, onde um certo número de times na outra ponta da tabela reúnem esforços em uma última tentativa de escapar da degola. Para o jornalista Paulo Vinícius Coelho, porém, a medida é inaplicável na Série A do Brasileirão.

“É uma questão simples,” argumentou PVC via áudio no programa, “Enquanto não tiver data suficiente (…) e se o 18º, ou 17º colocado do Brasileiro for campeão da Libertadores? Ele vai ter que jogar o Mundial”.

O cenário descrito por PVC soa absurdo, mas não é: “Já aconteceu, Juventude campeão da Copa do Brasil e rebaixado, Palmeiras campeão da Copa do Brasil e rebaixado…”, explicou o comentarista.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo

Dirigentes dos clubes da Série B avalizam playoffs e apostam em competição mais valorizada

Modelo mantém acesso direto aos dois primeiros e cria mata-mata entre 3º e 6º colocados a partir desta temporada
Jhon Arias é aprovado em exames médicos e Palmeiras prepara anúncio

Jhon Arias é aprovado em exames médicos e Palmeiras prepara anúncio

O anúncio de Jhon Arias está cada vez mais perto por parte do Palmeiras. Na tarde desta sexta-feira (6),...
Troféu do Brasileirão Série A 2024 sendo segurado por mãos, sobre a cabeça de um atleta

Erich Beting pontua desafios que a CBF deve enfrentar nas finanças do Brasileirão

Fair Play Financeiro e divisão de direitos de transmissão são alguns dos temas que a entidade máxima do futebol pretende aprimorar na nova gestão
Palmeiras tem dois Dérbis no final de semana, mas com ânimos distintos

Palmeiras tem dois Dérbis no final de semana, mas com ânimos distintos

Palmeiras terá um final de semana com dois clássicos contra o arquirrival Corinthians, e com ânimos bem diferentes em...