O argentino Gianluca Prestianni e o Benfica rejeitaram as acusações de insultos racistas contra Vinícius Júnior durante partida do clube português contra o Real Madrid. O episódio aconteceu nesta quarta-feira (18/02), no Estádio da Luz, em Lisboa, logo após o gol do brasileiro que garantiu a vitória por 1×0 do Real na repescagem da Liga dos Campeões.
Após marcar o gol decisivo, Vini comemorou com danças próximo à bandeirinha de escanteio. Os atletas do Benfica encararam o ato – que rendeu cartão amarelo ao brasileiro – como provocação e bateram boca com ele. Em seguida, o atacante procurou o árbitro François Letexier alegando ter sido chamado de “macaco” por Prestianni.
O francês Kylian Mbappé também aparece nas imagens da partida confrontando Prestianni. O atacante diz, mais de uma vez, que teria “ouvido bem” o que o argentino disse a Vini e o chama de racista.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A denúncia fez o árbitro acionar o protocolo antirracismo, suspendendo a partida por alguns minutos. O jogo foi posteriormente retomado sem punições disciplinares a qualquer jogador.
Prestianni, de 20 anos, publicou uma mensagem no Instagram acompanhada de uma foto dos dois disputando a bola. “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinícius Júnior, que infelizmente interpretou mal o que acredita ter ouvido”, escreveu o meio-campista.
O argentino também se defendeu das acusações em outra declaração: “Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”.
As imagens da transmissão mostraram Prestianni cobrindo a boca antes de falar com Vinícius, permanecendo impassível diante das reclamações. O atacante Mbappé reagiu intensamente ao suposto insulto, gritando repetidamente em direção ao argentino: “Você é um maldito racista!”.
Na zona mista após a partida, Mbappé reforçou sua posição: “O que vi é muito claro, o número 25 disse cinco vezes ao Vini que você é um macaco (…) Um jogador assim não merece jogar mais a Champions. Esperamos que a UEFA tome providências e não diga que não aconteceu nada”.
Leia mais: Vini Jr. acusa argentino de racismo em jogo entre Real Madrid e Benfica
O Benfica manifestou apoio a Prestianni. O clube português divulgou em sua conta oficial no X um vídeo da sequência da confusão, argumentando: “Como demonstram as imagens, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que dizem que ouviram”. Em outra publicação, o clube postou uma foto de Prestianni com a legenda “Juntos ao seu lado”.
A UEFA ainda não anunciou qualquer decisão disciplinar sobre o caso. As equipes voltam a se enfrentar no dia 25 de fevereiro, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, para o jogo de volta da repescagem da Liga dos Campeões.
