Flamengo e Palmeiras estão mais uma vez na final da Libertadores. Além de 2021, quando também se enfrentaram, o Verdão chegou à decisão em 2020 e o Flamengo em 2019 e 2022.
É natural que, assim como os dois clubes, os jogadores que permaneceram nos elencos por várias temporadas também empilhem taças.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
No caso da Libertadores, Flamengo e Palmeiras contam com craque que podem se tornar tricampeões da principal competição das Américas.
Palmeiras 2020
Depois da dobradinha de finais em 1999 e 2000, quando foi campeão em cima do Deportivo Cali e vice diante do Boca Juniors, o Palmeiras retornou à decisão da Libertadores em 2020, contra o Santos.

Com o calendário bagunçado por conta da pandemia da Covid-19, a final aconteceu apenas no dia 30 de janeiro de 2021.
Na campanha, o Verdão superou o Tigre, da Argentina, o Guaraní, do Paraguai, e o Bolívar, da Bolívia, na fase de grupos.
Nos confrontos eliminatórios, o Verdão passou pelo Delfín, do Equador, pelo Libertad, do Paraguai, e pelo River Plate, da Argentina, até chegar na final.
Na decisão, o Verdão enfrentou o Santos de Marinho, Soteldo e Kaio Jorge em um clássico marcado pela tensão. O 0 a 0 se arrastou até os 99 minutos da partida, quando Breno Lopes, de cabeça, evitou as penalidades e deu a Glória Eterna para o Verdão.
A escalação do Palmeiras na final contava com: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano.
Palmeiras 2021

Na edição seguinte, o Verdão chegou ainda mais favorito. No Grupo A, o Palmeiras enfrentou o Universitario, do Peru, o Independiente Del Valle, do Equador, e o Defensa y Justicia, da Argentina. A equipe se classificou em primeiro lugar com 15 pontos.
Nas eliminatórias, o Alviverde passou pela Universidad Católica, do Chile, antes de enfrentar três brasileiros na sequência, o São Paulo nas quartas, o Atlético-MG nas semifinais e o Flamengo na grande decisão.
Na final, o Palmeiras abriu o placar logo no começo, aos cinco minutos, cedeu o empate aos 72, mas garantiu o título depois que Deyverson balançou as redes aos 95, já na prorrogação.
A escalação do Palmeiras na decisão tinha: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Dudu, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony.
Os Multicampeões do Palmeiras
Presentes e campeões nas últimas finais disputadas pelo Verdão, Weverton, Gustavo Gómez e Raphael Veiga, podem conquistar a taça da Libertadores pela terceira vez na carreira. Também é o caso do técnico Abel Ferreira, presente nas duas últimas conquistas.
Outros nomes como Mayke e Marcos Rocha também estavam presentem nas conquistas de 2020 e 2021 e chegaram a atuar na atual edição. Se o Verdão for campeão, também serão considerados tricampeões pelo Palmeiras. Marcos Rocha, no caso, seria tetracampeão, já que também ergueu a taça em 2013, pelo Atlético-MG.
Flamengo 2019

O Flamengo só tinha chegado a uma final de Libertadores em 1981, quando se sagrou campeão em cima do Cobreloa, do Chile, com uma equipe recheada de estrelas como Zico, Júnior, Leandro, Adílio e Andrade.
Após 38 anos, o Rubro-negro enfim alcançou a decisão da competição mais uma vez. Para isso, se classificou em primeiro lugar do Grupo D, passando pela LDU, do Equador, pelo Peñarol, do Uruguai, e pelo San José, da Bolívia, na fase de grupos.
Nas eliminatórias, o Flamengo derrotou o Emelec nos pênaltis, nas oitavas de final, e a dupla do Sul, Internacional e Grêmio, nas quartas e nas semis, respectivamente, antes de chegar a grande final contra o River Plate, da Argentina.
Na decisão, a equipe carioca perdia por 1 a 0 até a estrela de Gabigol brilhar. O ídolo da nação marcou aos 89 e aos 92 minutos e garantiu a Glória Eterna para os cariocas.
A escalação titular do Flamengo no jogo decisivo tinha: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique; Gabigol.
Flamengo 2021

Depois de cair para o Racing nas oitavas da Libertadores de 2020 e perder a decisão de 2021 para o Palmeiras, o Flamengo voltaria à final em 2022.
No Grupo H, a equipe carioca enfrentou o Sporting Cristal, do Peru, o Talleres, da Argentina, e a Universidad Católica, do Chile, se classificando em primeiro lugar, com 16 pontos.
Nas eliminatórias, o Rubro-Negro superou o Tolima, da Colômbia, o Corinthians e o Vélez Sarsfield, da Argentina, até chegar na decisão contra o Athletico-PR.
Em uma final relativamente tranquila, a equipe carioca superou os paranaenses por 1 a 0 e se sagrou tricampeão da competição.
A escalação do Flamengo na final contou com: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
Os Multicampeões do Flamengo
Arrascaeta e Bruno Henrique são os jogadores que atuaram nos dois títulos recentes do Flamengo e podem se sagrar tricampeões da Libertadores.
Além da dupla, o treinador Filipe Luís e o auxiliar técnico Rodrigo Caio também atuaram em 2019 e 2022, podendo garantir a terceira taça pelo clube, mas dessa vez como membros da comissão técnica.
