O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta quarta-feira (19/11) os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, árbitro e VAR da última partida entre São Paulo e Palmeiras, pelos erros no clássico.
Ambos foram suspensos pela 2ª comissão disciplinar por 40 dias, sendo 20 pelo pênalti não marcado a favor do São Paulo, 10 pela não expulsão de Andreas Pereira e mais 10 pela não expulsão de Gustavo Gómez.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Ambos foram enquadrados no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição por “deixar de cumprir as regras”. Por se tratar de uma decisão em primeira instância, ainda cabe recurso.
No mesmo julgamento, os dirigentes Carlos Belmonte e Rui Costa, do São Paulo, foram advertidos pelas falas contra a arbitragem.
Abatti e Ilbert já tinham sido afastados pela comissão de arbitragem da CBF. Ilbert não voltou a atuar desde então, mas Abatti apitou Athletico x Ferroviária e Atlético-GO x Operário, ambos pela Série B, e foi AVAR2 também no Mirassol x Botafogo. O árbitro também está escalado para ser AVAR2 novamente, na noite desta quarta-feira (19/11), em Mirassol x Santos.
A punição começa a valer nesta quinta-feira (20/11), um dia após o julgamento.
