Muse Gizachew, da Etiópia, e Sisilia Panga, da Tanzânia, venceram a 100ª edição da Corrida de São Silvestre nesta terça-feira (31/12) em São Paulo. Os atletas brasileiros Fábio Jesus e Núbia de Oliveira alcançaram o terceiro lugar nas categorias masculina e feminina, respectivamente, mantendo o Brasil no pódio da tradicional competição.
O etíope Gizachew superou o queniano Jonathan Kipkoech nos 100 metros finais com um forte sprint, garantindo a vitória na prova masculina. Na categoria feminina, Panga assumiu a liderança na primeira metade do percurso e manteve a vantagem até o final, completando a prova com o tempo de 51 minutos e 9 segundos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A corrida, que encerra o calendário esportivo anual na capital paulista, seguiu seu tradicional percurso pelas ruas de São Paulo. Atletas africanos dominaram as primeiras posições em ambas as categorias, mas o Brasil conseguiu representação no pódio com Fábio Jesus Correia e Núbia de Oliveira.
Na classificação final masculina, após Gizachew e Kipkoech, o brasileiro Fábio Jesus completou o pódio. Os quenianos William Kibor e Reuben Poghisho terminaram em quarto e quinto lugares. Na prova feminina, Sisilia Panga ficou com o ouro, seguida pela queniana Cynthia Chemweno em segundo e pela brasileira Núbia de Oliveira em terceiro. A peruana Gladys Pucuhuaranga e a queniana Vivian Kiplagat completaram as cinco primeiras posições.
A vitória de Panga interrompe uma sequência de títulos de atletas quenianas na prova feminina. A última não-queniana a vencer antes dela foi a etíope Ymer Ayalew, campeã em 2014 e 2015. No masculino, o título de Gizachew marca o retorno da Etiópia ao topo do pódio após quatro anos.
O último brasileiro a vencer a prova masculina foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010. Entre os etíopes que já conquistaram a competição estão Dawit Admasu, vencedor em 2014 e 2017, e Belay Bezabh, campeão em 2018 e 2021.
Núbia de Oliveira repetiu seu desempenho de 2024, quando também terminou em terceiro lugar na prova feminina.
