A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quarta-feira (28/01) os mandos de campo da primeira fase e o chaveamento até a terceira etapa da Copa do Brasil 2026. O torneio nacional terá início em 18 de fevereiro com 14 confrontos iniciais, envolvendo clubes de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O evento realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro estabeleceu todo o percurso das equipes nas fases iniciais da competição. Os times da Série A entrarão apenas na quinta fase, prevista para o final de abril.
Confira os confrontos da primeira fase:
- Ji-Paraná-RO x Pantanal-MS
- Ivinhema-MS x Independente-AP
- Baré-RR x Madureira-RJ
- Gama-DF x Monte Roraima-RR
- Galvez-AC x Guaporé-RO
- Vasco-AC x Velo Clube-SP
- Araguaína-TO x Primavera-SP
- Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva Ferroviária-ES
- Betim-MG x Piauí
- América de Propriá-SE x Tirol-CE
- Santa Catarina x IAPE-MA
- Porto-BA x Serra Branca-PB
- Maguary-PE x Laguna-RN
- Primavera-MT x Bragantino-PA
Na segunda etapa, o número de clubes aumentará para 88, sendo 74 já previamente classificados mais os 14 que avançarem da primeira fase. Os jogos estão programados para os dias 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março.
Entre os confrontos da segunda fase destacam-se América-MG contra o vencedor de América de Propriá-SE e Tirol-CE, Fortaleza enfrentando o classificado entre Maguary-PE e Laguna-RN, e Ceará diante do vencedor de Araguaína-TO e Primavera-SP.
Outros duelos importantes incluem Juventude contra o vencedor de Galvez-AC e Guaporé-RO, CRB enfrentando o classificado entre Porto-BA e Serra Branca-PB, e Atlético-GO diante do vencedor entre Primavera-MT e Bragantino-PA.
A terceira fase contará com a entrada de quatro novos times: Ponte Preta (campeã da Série C), Barra-SC (campeão da Série D), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Confiança (vice-campeão da Copa do Nordeste). Estes se juntarão aos 44 classificados da fase anterior, com partidas programadas para 11 e 12 de março, também em jogo único.
A quarta fase será composta por 24 classificados da etapa anterior, com confrontos e mandos definidos pelo chaveamento estabelecido no sorteio da segunda fase. Os jogos acontecerão em 18 e 19 de março, em partida única.
Na quinta fase, os 12 classificados se juntarão aos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo equipes como Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Gr, Athletico-PR e Bahia. A partir desta etapa, os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta, com datas previstas para 22 e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
As oitavas de final terão confrontos e mandos definidos em sorteio, sem restrições, com jogos em 1 e 2 de agosto (ida) e 5 e 6 de agosto (volta). As quartas de final seguirão o mesmo formato, com partidas em 26 e 27 de agosto (ida) e 2 e 3 de setembro (volta).
As semifinais estão programadas para 1 de novembro (ida) e 8 de novembro (volta). A final da Copa do Brasil 2026 será decidida pela primeira vez em jogo único, em estádio ainda a ser definido pela CBF. A decisão está marcada para 6 de dezembro.
Leia Mais: São Paulo contrata empresas para investigar denúncias
