O governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão do processamento de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, medida que pode atingir o Brasil. Apesar do impacto diplomático e do endurecimento da política migratória americana, a decisão não afeta torcedores que pretendem viajar para a Copa do Mundo de 2026, que terá jogos nos EUA, no México e no Canadá.
A suspensão vale apenas para os chamados vistos de imigração, concedidos a estrangeiros que pretendem residir permanentemente nos Estados Unidos. Entram nessa categoria vistos para reunião familiar com cidadãos americanos, residência patrocinada por empregadores, investidores e a chamada “loteria do green card”.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Já os vistos de não imigrante — destinados a estadias temporárias — seguem sendo processados normalmente. É o caso dos vistos de turismo, negócios, estudos, intercâmbio, jornalismo, atividades esportivas e culturais. Por isso, brasileiros que desejam viajar aos Estados Unidos para acompanhar a Copa do Mundo não devem ser afetados pela medida.
A suspensão está prevista para entrar em vigor em 21 de janeiro e valerá por tempo indeterminado, até que o Departamento de Estado conclua uma reavaliação dos critérios de concessão. Segundo o governo americano, a decisão tem como objetivo impedir a entrada de imigrantes que possam se tornar dependentes de programas de assistência social.
O Departamento de Estado informou, em publicação nas redes sociais, que a medida atinge países cujos migrantes recorrem a benefícios públicos em “taxas consideradas inaceitáveis”. A secretária de Imprensa da Casa Branca e porta-vozes do órgão reforçaram que a política faz parte da estratégia do presidente Donald Trump de endurecer o controle migratório e colocar os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar.
No Brasil, a notícia gerou preocupação inicial por causa da proximidade da Copa do Mundo, que começa em cerca de cinco meses. No entanto, autoridades e fontes diplomáticas confirmaram que não haverá mudanças para quem busca visto de turista. Em 2024, o número de vistos de imigração concedidos a brasileiros foi significativamente menor do que o de vistos temporários, como os de turismo e negócios.
A decisão se soma a outras ações adotadas pelo governo Trump desde o início do novo mandato, como o reforço da fiscalização migratória, restrições adicionais para concessão de vistos e critérios mais rígidos de triagem, incluindo análise de redes sociais e condições de saúde.
Leia Mais: Vistos para os EUA: o que muda e o que continua igual
