Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteDono do Inter Miami, clube de Messi, negocia vaga...

Dono do Inter Miami, clube de Messi, negocia vaga na Libertadores

Jorge Mas revelou que mantém conversas com a CONMEBOL para que campeões da MLS e do México disputem a taça sul-americana

Jorge Mas, um dos proprietários do Inter Miami, equipe de Lionel Messi na MLS, revelou neste domingo (18/01) que mantém conversas com a Conmebol para viabilizar a participação de clubes norte-americanos na Copa Libertadores. O empresário americano defende que os campeões da liga dos Estados Unidos e do México deveriam ter vagas no principal torneio continental sul-americano.

“É um sonho, e obviamente já tive conversas com a Conmebol e com Alejandro, para ver a nossa participação na Libertadores. Há precedentes, porque no passado clubes mexicanos já disputaram a Libertadores. Eu quero jogar a Libertadores, já disse isso publicamente“, declarou Mas em entrevista ao jornal argentino Olé.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A proposta de Mas busca retomar um modelo que existiu por quase duas décadas no futebol das Américas. Equipes da Liga MX participaram da Libertadores entre 1998 e 2016, sempre como convidadas e com uma importante restrição: caso conquistassem o título, não poderiam representar a Conmebol no Mundial de Clubes.

Durante o período em que times mexicanos disputaram o torneio, três deles chegaram à decisão. O Cruz Azul foi vice-campeão em 2001, o Chivas em 2010 e o Tigres em 2015. Nenhum conseguiu conquistar o título.

A participação dos clubes mexicanos foi encerrada em 2016, quando a Conmebol alterou o calendário da competição, passando a realizar a final no fim do ano; a medida inviabilizou a continuidade dos times da Liga MX no torneio.

Posição da Conmebol e objetivos do Inter Miami

Em 2019, Alejandro Domínguez, presidente da entidade sul-americana, manifestou-se contrário tanto ao retorno de equipes mexicanas quanto à inclusão de clubes da MLS na Libertadores. Sete anos depois dessa declaração, Jorge Mas tenta reabrir essa possibilidade.

“Creio que os campeões da MLS e da Liga MX são merecedores de uma vaga. Sei que são temas entre Concacaf e Conmebol, mas creio que se de alguma maneira for possível seguir crescendo o futebol no Hemisfério com a participação dos clubes norte-americanos e mexicanos, acho que a competição seria melhor“, argumentou Mas.

Leia mais: Remo e Águia de Marabá decidem a Supercopa Grão-Pará; assista

O Inter Miami conquistou seu primeiro título da MLS em 2025 e agora prepara-se para novos desafios. Com Messi recém-reapresentado para a pré-temporada neste sábado, o clube da Flórida busca o bicampeonato nacional em 2026 e também almeja o título da Concacaf Champions Cup, torneio no qual chegou à semifinal na temporada passada.

Até o momento, a Conmebol não se pronunciou oficialmente sobre esta nova proposta de inclusão de equipes dos EUA e México na Libertadores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...