Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteUma vitória em oito disputas: penalidades assombram trabalho de...

Uma vitória em oito disputas: penalidades assombram trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras

Doze finais de Libertadores já foram decididas nas penalidades, e retrospecto preocupa para duelo contra o Flamengo

Abel Ferreira está à frente do Palmeiras cinco temporadas. Neste tempo, o treinador superou diversos confrontos eliminatórios e empilhou diversas taças.

Um detalhe negativo, no entanto, chama a atenção dos analistas e desperta preocupação nos torcedores. Em oito disputas de pênaltis sob comando do técnico português, o Palmeiras avançou em apenas uma oportunidade e coleciona eliminações, inclusive para times considerados azarões diante do Verdão.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A primeira disputa de pênaltis sob o comando de Abel aconteceu na disputa de terceiro lugar do Mundial de 2020, contra ao Al-Ahly, do Egito. Na ocasião, Luiz Adriano, Felipe Melo e Rony desperdiçaram suas cobranças e o Palmeiras foi derrotado por 3 a 2.

Na sequência, o Verdão foi novamente derrotado nas penalidades, dessa vez diante do Flamengo, na Supercopa do Brasil de 2021. Luan, Danilo, Gabriel Menino e Mayke erraram e o Rubro-Negro venceu por 6 a 5.

Apenas três dias depois da derrota diante dos cariocas, o Verdão foi novamente superado nos pênaltis. Na Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, Luiz Adriano e o goleiro Weverton desperdiçaram e a equipe argentina levou a melhor por 4 a 3.

A temporada de 2021 realmente não foi fácil para o Palmeiras quando o assunto foi disputa de pênaltis. O Verdão sofreu sua terceira derrota nas penalidades no ano diante do CRB, na Copa do Brasil, com Lucas Lima, Breno Lopes, Marcos Rocha e Luiz Adriano errando seus chutes. O placar final ficou em 4 a 3 para os alagoanos.

No ano seguinte, o Palmeiras caiu na Copa do Brasil novamente nas penalidades, dessa vez diante do rival São Paulo. Na oportunidade, Raphael Veiga e Wesley erraram e o Verdão perdeu a disputa por 4 a 3.

Depois de cinco quedas consecutivas, enfim, a primeira classificação nas penalidades. A vitória veio nas oitavas da Libertadores de 2022, contra o Atlético-MG. O Verdão voltou com um 2 a 2 de Minas e, após segurar o 0 a 0 na volta mesmo com dois jogadores a menos, venceu o Galo por 6 a 5 na disputa de pênaltis.

Na Libertadores do ano seguinte, o Palmeiras parou no Boca Juniors, nas semifinais, perdendo nas penalidades dentro do Allianz Parque, por 4 a 2. Raphael Veiga e Gómez perderam suas chances.

A última disputa de pênaltis do Verdão aconteceu na Supercopa do Brasil de 2024, contra o São Paulo. Depois do empate sem gols no tempo normal, Murilo e Piquerez pararam em Rafael e o Palmeiras foi derrotado por 4 a 2.

Números das Eliminações

Nas oito disputas, o Palmeiras cobrou 45 pênaltis no total e desperdiçou 42,22% das penalidades. O Verdão converteu 26 cobranças, enquanto 13 foram defendidas pelo goleiro adversário e seis foram cobradas para fora.

Apesar das várias derrotas, Weverton passa longe de ser o vilão principal. O goleiro defendeu sete penalidades durante os oito confrontos, garantido uma média de quase uma defesa por disputa.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...