Nesta quinta-feira (12/02), o técnico Arthur Elias divulgou a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Costa Rica, México e Venezuela. Entre as 26 chamadas, destaca-se a volante Luana Bertolucci, que vai voltar a representar seu país após se recuperar de um câncer raro.
Referência técnica do futebol feminino, Luana Bertolucci precisou paralisar a carreira em abril de 2024 depois de ser diagnosticada com um linfoma de Hodgkin, um câncer raro que ataca o sistema linfático. A volante precisou ficar afastada dos gramados por um ano e meio.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Luana Bertolucci voltou aos gramados em setembro de 2025 e logo retomou a titularidade do Orlando Pride, dos Estados Unidos. Junto às norte-americanas, chegou até a semis da National Women Soccer League, principal campeonato de futebol feminino do país. A brasileira, inclusive marcou um dos gols da classificação nas quartas contra o Seattle Reign.
“Convocar a Luana é uma alegria, mas a alegria maior foi quando ela venceu o câncer, doença que foi diagnosticada num período com a Seleção. Foi um baque muito grande para todos nós. A Luana tem uma história incrível no futebol, é uma mulher de muita força, que mostrou isso e deu muitos exemplos para quem estava do lado dela”, comemorou Arthur Elias.
“O retorno é para ter a Luana perto da Seleção, é uma jogadora que tem características distintas das meio-campistas que a gente vem convocando. É muito experiente, já trabalhei por muitos anos com ela, sei das qualidades que ela tem para facilmente encaixar no modelo de jogo da Seleção. E sem cobrança nenhuma em relação a acelerar o processo com ela, justamente pelo momento da temporada e por tudo que passou”, emendou.
Leia mais: Bia Haddad encerra parceria com técnico Rafael Paciaroni após seis anos de trabalho
Aos 32 anos, Luana Bertolucci rodou por Noruega, Coreia do Sul e França antes de chegar nos Estados Unidos. No Brasil, defendeu São Bernardo, São Caetano e Centro Olímpico no início de sua carreira e, entre 2022 e 2023, vestiu a camisa do Corinthians.
A Seleção Brasileira Feminina se apresenta ainda neste mês para disputar amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México. As partidas amistosas serão disputadas em diferentes países da América do Norte e fazem parte da reta final de preparação do Brasil para a disputa da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.
Confira a convocação da Seleção Brasileira Feminina para os amistosos contra Costa Rica, México e Venezuela
Goleiras:
- Lelê (Corinthians)
- Thaís (Benfica-POR)
- Claudia (Cruzeiro)
Defensoras:
- Tarciane (Lyon-FRA)
- Mariza (Trigres-MEX)
- Thaís Ferreira (Corinthians)
- Lauren (Atlético de Madrid-ESP)
- Yasmim (Real Madrid-ESP)
- Fê Palermo (Palmeiras)
- Tamires (Corinthians)
- Gi Fernandes (Corinthians)
- Bela (Paris Saint-Germain-FRA)
Meio-campistas:
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Ana Vitória (Corinthians)
- Maiara (Angel City-EUA)
- Brena (Palmeiras)
- Luana (Orlando Pride-EUA)
Atacantes:
- Kerolin (Manchester City-ING)
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Tainá Maranhão (Palmeiras)
- Gabi Zanotti (Corinthians)
- Jheniffer (Tigres-MEX)
- Luany (Atlético de Madrid-ESP)
- Jaque (Corinthians)
- Adriana (Al-Qadsiah-SAU)
- Geyse (América-MEX)
Confira a agenda da Seleção Brasileira Feminina
- Brasil x Costa Rica – 27 de fevereiro, no Estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela, na Costa Rica, às 22h (de Brasília)
- Brasil x Venezuela – 4 de março, no Centro de Treinamentos da Federação Mexicana de Futebol, em Toluna, no México, às 18h (de Brasília)
- Brasil x México – 7 de março, no Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México, no México, às 20h (de Brasília)
