O Palmeiras oficializou nesta quarta-feira (14/01) a saída de Weverton depois de oito anos. O goleiro de 38 anos disputou 454 partidas pelo Verdão, conquistou 12 títulos e estabeleceu diversos recordes que o colocam entre os maiores da história palmeirense.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O último jogo do arqueiro com a camisa alviverde aconteceu em 15 de outubro de 2025, na vitória por 5 a 1 sobre o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro. Sua estreia pelo clube ocorreu em 11 de março de 2018, quando o Palmeiras venceu o Ituano por 3 a 0 pelo Paulistão.
A princípio, a ideia do Palmeiras era renovar com o goleiro por mais uma temporada. No entanto, o Grêmio ofereceu três anos de contrato ao Weverton. Pela boa relação entre o clube e o jogador e toda a trajetória construída pelo atleta, o Verdão aceitou o pedido do goleiro e o liberou para assinar com a equipe gaúcha
Com 267 vitórias pelo Palmeiras, Weverton figura como o terceiro goleiro com mais triunfos na história do clube, ficando atrás apenas de Valdir de Morais, com 291, e Emerson Leão, com 328. No século XXI, ele divide com Dudu o posto de jogador com mais vitórias pelo Verdão.
No Allianz Parque, o goleiro acumulou 131 vitórias em 196 partidas, tornando-se o segundo atleta com melhor desempenho no estádio, superado apenas por Dudu. Entre os goleiros que atuaram no estádio palmeirense, contando a época do antigo Parque Antártica, Weverton fica atrás apenas de Marcos, que registra 135 vitórias.
Leia Mais: Martelo batido: Weverton deixa o Palmeiras após oito anos no clube
Suas 454 partidas o posicionam como o quinto goleiro com mais jogos pelo Palmeiras, próximo de Velloso, que tem 458. Na classificação geral de atletas com mais aparições pelo clube, Weverton ocupa a 17ª colocação. Considerando apenas o século atual, é o segundo jogador com mais partidas, atrás somente de Dudu, que soma 462 jogos.
Os 12 troféus conquistados por Weverton o colocam como o goleiro mais vitorioso da história do Palmeiras, superando Oberdan Cattani, que obteve nove títulos. Na lista geral, ele iguala-se a Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Mayke, Dudu, Ademir da Guia e Junqueira como os maiores campeões do clube.
Entre suas conquistas destacam-se dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), três Campeonatos Brasileiros (2018, 2022 e 2023) e quatro Paulistas. No Brasileirão, lidera entre os goleiros palmeirenses em número de vitórias, com 136 triunfos, à frente de Emerson Leão, que soma 112. Também é o goleiro com mais jogos pelo Verdão no torneio nacional, com 237 partidas, superando Leão, que disputou 232.
Além de sua trajetória no Palmeiras, Weverton também defendeu a seleção brasileira em oito oportunidades, incluindo participação na Copa do Mundo de 2022.
