A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) convocou Cristina Castro para assumir uma diretoria vaga na instituição. A superintendente de ESG e Inovação da agência foi chamada nesta quinta-feira (19/02) para substituir Flávia Takafashi. A diretora encerrou seu mandato na quarta-feira (18/02).
A convocação aconteceu porque não há indicação ou aprovação de um novo nome para o cargo. Castro é a primeira na ordem de substituição da ANTAQ, conforme lista publicada em janeiro de 2025. A informação foi apurada pela Agência iNFRA, que acompanha o cenário de vacâncias nas agências reguladoras do setor de transportes.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enfrenta situação similar. Severino Neto deixou o cargo na quarta-feira (18). Não há nome indicado ou nomeado para a vaga. Neto havia sido nomeado em 2025 para uma vaga tampão.
A lista de substituição da ANTT foi publicada em julho de 2025. José Aires Amaral Filho, superintendente de Transporte de Cargas, é o primeiro nome. Ele já ocupou a vaga em um período no ano passado. Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário, e Marcelo Fonseca, superintendente de Concessões, aparecem na sequência.
ANAC aciona lista de substituição
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) convocou Mariana Altoé para substituir Tiago Pereira. O diretor renunciou ao cargo. A tendência é que a lista de substituição também seja utilizada para a vaga de Luiz Ricardo Nascimento. O mandato do diretor termina em março.
Além de Altoé, a lista da ANAC inclui os superintendentes Roberto Honorato e Adriano Miranda.
Há cinco vagas já disponíveis ou prestes a ficarem disponíveis nessas três agências. Mais uma dezena de vagas em outras agências devem surgir nos próximos meses. A Agência iNFRA apurou que não há um movimento mais firme por parte do governo no momento para enviar os nomes ao Senado. O Senado também não tem o tema como prioridade até o momento.
