Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioInfraestrutura por Agência iNFRAEscassez hídrica vai aumentar conta de luz, diz especialista...

Escassez hídrica vai aumentar conta de luz, diz especialista da Agência iNFRA

Chuvas abaixo do esperado devem contribuir para elevar o preço da energia

As chuvas, tão comuns nesta época do ano, estão abaixo do esperado. E esta escassez hídrica deve impactar diretamente na conta de luz do consumidor, explicou a jornalista Marisa Wanzeller, especialista da Agência iNFRA, à TMC, nesta sexta-feira (16/01).  

“Esses períodos de escassez hídrica vão impactar, sim, no preço da energia. Se diminui a quantidade de produção de energia, o setor será impactado. Os contratos de comercialização no mercado livre já estão passando por renegociação de preços semanalmente. Isso já é uma realidade. Os contratos futuros também já estão sendo impactados”, afirmou Wanzeller. 

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A especialista explica que as taxas nas contas são um incentivo à redução do consumo. “Podemos, sim, esperar que tenha um impacto com o acionamento de bandeiras tarifárias. São taxas que a Agência Nacional de Energia Elétrica vai colocar nas nossas contas de luz, em cima do nosso consumo. Essas bandeiras são um sinal de preço elevado para que o consumidor reduza seu consumo.” 

De acordo com Marisa Wanzeller, o setor elétrico está vivendo uma crise hídrica. “A situação está sendo um pouco frustrante para os especialistas porque, de forma geral, o setor elétrico conta com este período úmido, que começou em outubro e vai até abril de 2026, para elevar os níveis dos reservatórios onde estão localizadas nas principais hidrelétricas do país, no sudeste e centro-oeste.”

“Só que o volume não está sendo suficiente para elevar estes níveis, o que causa uma certa preocupação, mesmo que você tenha tido dois períodos mais intensos (em janeiro e dezembro), que contribuíram, eles não atenderam à expectativa do setor”, completou. 

Outra preocupação é o fenômeno El Niño, que acontece um pouco mais para a frente no ano. Ele eleva a temperatura do país e, consequentemente o consumo de energia, para usar mais ar-condicionado, por exemplo. 

Leia mais: Falta de mão de obra qualificada coloca em risco projetos de infraestrutura no Brasil

De acordo com a jornalista, o Operador Nacional do Sistema Elétrico acredita numa recuperação tardia destes reservatórios. Estão acompanhando de forma sistemática, fazendo monitoramento para evitar que aconteça qualquer prejuízo no fornecimento de energia.

Veja o vídeo:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

ANP prorroga suspensão de venda de biocombustíveis entre distribuidoras

ANP prorroga suspensão de venda de biocombustíveis entre distribuidoras

Medida que combate irregularidades no mercado foi estendida após identificação de possíveis fraudes no setor
Aneel adia decisão sobre reajuste tarifário no Amapá e transferência da Emae

Aneel adia decisão sobre reajuste tarifário no Amapá e transferência da Emae

Diretor pediu vista dos processos durante reunião extraordinária em Brasília
Aneel adia análise sobre processo de caducidade da Enel SP

Aneel adia análise sobre processo de caducidade da Enel SP

Agência não incluirá processo na reunião desta quinta-feira (18/12) por aguardar conclusão de diagnóstico técnico sobre interrupções no fornecimento de energia na capital paulista
Governo prorroga prazo para regionalização do saneamento até 2027

Governo prorroga prazo para regionalização do saneamento até 2027

Decreto estende por mais dois anos exigências para acesso a recursos da União no setor de saneamento básico