Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioInfraestrutura por Agência iNFRAInmetro e ANP encontram 362 irregularidades em postos de...

Inmetro e ANP encontram 362 irregularidades em postos de combustíveis em nove estados

Fiscalização realizada pelo Ministério do Desenvolvimento examinou 1.713 bicos de abastecimento, resultando em 61 interdições, 40 autuações e 16 apreensões

O Inmetro e a ANP identificaram 362 irregularidades em 97 postos de combustíveis durante fiscalização no Distrito Federal e em oito estados brasileiros.

A operação “Tô de Olho – Abastecimento Seguro”, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, registrou as infrações nos dois primeiros dias de atividade, com 148 ocorrências detectadas na quarta-feira (4/02).

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A fiscalização busca verificar se os equipamentos de abastecimento funcionam corretamente e se os combustíveis vendidos atendem aos padrões de qualidade exigidos. O principal objetivo é proteger os consumidores, garantindo que recebam a quantidade exata de combustível paga e produtos dentro das especificações técnicas.

O Inmetro examinou 1.713 bicos de abastecimento durante a operação. Desse total, 324 equipamentos foram reprovados por apresentarem problemas na quantidade de combustível entregue aos consumidores. As irregularidades resultaram em 61 interdições, 40 autuações e 16 apreensões.

A ANP, por sua vez, conduziu 498 testes para avaliar a qualidade dos combustíveis comercializados. As análises geraram 38 autos de infração, duas interdições cautelares e uma apreensão nos estabelecimentos fiscalizados.

A ação ocorreu simultaneamente em nove unidades federativas: Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para a execução da fiscalização, os órgãos contaram com o apoio das polícias civis e da Rede Brasileira de Metrologia.

Leia mais: TCU exige justificativa do governo para cortes no orçamento das agências reguladoras

Os postos autuados durante a operação estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. Além das sanções financeiras, os estabelecimentos podem sofrer penalidades administrativas, dependendo da gravidade das infrações constatadas durante a fiscalização.

A operação teve início esta semana e já apresenta resultados nos primeiros dias de atividade. Os consumidores dos estabelecimentos fiscalizados foram diretamente afetados pelas irregularidades encontradas nos postos de combustíveis.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

TCU exige justificativa do governo para cortes no orçamento das agências reguladoras

TCU exige justificativa do governo para cortes no orçamento das agências reguladoras

Medida resulta de auditoria que identificou comprometimento das atividades regulatórias devido a limitações orçamentárias e abrange todas as 11 agências federais
Rodovias federais registram 8 acidentes por hora, aponta levantamento

Rodovias federais registram 8 acidentes por hora, aponta levantamento

Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 72.476 acidentes, com 6.040 mortes e 83.490 feridos
Ministro do STJ suspende decisões que beneficiavam distribuidoras contra RenovaBio

Ministro do STJ suspende decisões que beneficiavam distribuidoras contra RenovaBio

Determinação atende pedido da União e da ANP, que alegaram grave lesão à ordem e economia públicas
Programa Rotas de Integração Sul-Americana é oficializado pelo Ministério do Planejamento

Programa Rotas de Integração Sul-Americana é oficializado pelo Ministério do Planejamento

Iniciativa assinada por Simone Tebet visa desenvolver 190 projetos de infraestrutura para conectar Brasil aos países vizinhos