A Petrobras adquiriu 42,5% de participação no Bloco 2613, localizado na costa da República da Namíbia. A operação foi divulgada pela estatal brasileira em fato relevante nesta sexta-feira (06/02). A francesa TotalEnergies também adquiriu 42,5% do bloco e será a operadora do ativo.
A transação envolve a compra de participações das empresas Eight Offshore Investment Holdings e Maravilla Oil & Gas. Após a conclusão do negócio, a Eight manterá 5% do bloco, enquanto a Maravilla encerrará sua participação no ativo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O consórcio formado para exploração da área também inclui a Namcor Exploration and Production (PTY) Ltd, empresa estatal namibiana, que detém 10% de participação.
O Bloco 2613 está localizado na Bacia de Lüderitz e possui área de aproximadamente 11 mil quilômetros quadrados ao longo do litoral da Namíbia.
Segundo a Petrobras, “a aquisição marca o retorno da companhia ao país africano e está alinhada à estratégia de longo prazo de diversificação do portfólio e recomposição das reservas de petróleo e gás, com foco na exploração de novas fronteiras e no fortalecimento de parcerias estratégicas”.
A distribuição final das participações no consórcio ficou estabelecida com Petrobras e TotalEnergies detendo 42,5% cada, a estatal Namcor com 10% e a Eight com os 5% restantes.
O comunicado divulgado pela Petrobras não informa o valor financeiro da transação nem estabelece prazos para o início das atividades exploratórias no bloco adquirido.
Após a conclusão da operação, o consórcio deverá iniciar os trabalhos de exploração na área, conforme os termos contratuais estabelecidos com o governo namibiano.
