Segundo comunicado do ClimaTempo, uma nova frente fria está a caminho e deve avançar sobre a região sudeste nesta semana. Há riscos de chuvas fortes e temporais em vários estados.
A frente fria começou a influenciar o Sudeste nesta segunda-feira (17) e agora, se desloca de devagar para a região nas próximas 48 horas. Ainda segundo o ClimaTempo, o sistema ficará quase estagnado entre São Paulo e Rio de Janeiro, elevando os níveis de pancadas de chuva.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), frentes frias desse tipo estão associadas às instabilidades dinâmicas importantes que podem gerar temporais, vento forte e acumulados expressivos de chuva.
Regiões que vão sofrer com a instabilidade
A Climatempo alerta para risco de temporais em vários pontos do Sudeste. No interior de São Paulo, incluindo Ribeirão Preto, Franca e São Carlos, na região oeste paulista como Presidente Prudente e no Triângulo Mineiro.
Tem a possibilidade de ter trovoadas durante a parte da tarde e a noite no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Na quarta-feira (19)a frente fria direciona para Espírito Santo e para o norte e leste de Minas Gerais com chuvas mais fortes.
Leia: Frente fria no Brasil: veja regiões com risco de tempestades e como se preparar

Como se proteger em momentos de temporais
Segundo as recomendações do INMET para situações tem tempos difíceis com pancadas de chuvas, alagamentos e entre outros é importante evitar áreas abertas ou isoladas durante descargas elétricas. Além disso, você deve ficar longe das árvores altas ou estruturas frágeis, sempre veja locais com risco de enchentes ou alagamentos, principalmente em terrenos baixos.
Além disso, é importante estar de olho nos boletins oficiais por meio do portal ou redes sociais do INMET e Climatempo.
Tempo no resto da semana
Entre quinta e sexta-feira deve haver instabilidade no norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com chuvas menos intensas nas demais áreas do Sudeste. Nos dias seguintes, a frente fria fica mais fraca com o sol voltando em São Paulo.
Já nas temperaturas, segundo o climatempo, o ar frio relacionado ao sistema frontal não pode provocar um resfriamento intenso com madrugadas mais amenas e as tardes devem ficar um pouco mais quentes.
Leia também: Frente fria derruba árvores e causa alagamentos e transtornos em bairros do Rio de Janeiro
Mudanças climáticas?
Pensando pelo lado das mudanças climáticas, segundo o relatório mais recente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) sobre mudanças climáticas no Brasil, entre 2024 e 2025, há projeções de aumento na frequência e intensidade de extremos climáticos em diferentes regiões do país, incluindo o Sudeste.
O documento apresenta análises detalhadas de variação de temperatura e precipitação, indicando que eventos de chuva intensa e calor extremo podem se tornar mais comuns nas próximas décadas.
O estudo ainda destaca que essas alterações climáticas variam de acordo com a região, reforçando a necessidade de monitoramento contínuo e de medidas de adaptação locais.
Ciência e Clima
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), começou um processo de diálogo com instituições do governo, acadêmicas e da sociedade civil com o projeto Ciência&Clima.
A ideia é mapear estudos e iniciativas relacionados a impactos climáticos, vulnerabilidades e adaptação e incorporar temas transversais relevantes, como justiça climática e gênero, e reforçar a participação institucional para fortalecer a governança climática nacional.
E mais… Frente fria leva chuvas de até 200 mm ao Centro-Sul do Brasil; veja
