O limão é um dos frutos cítricos que possui maior versatilidade na culinária, sendo usando em sucos, temperos, limonadas e preparos culinários em geral.
Segundo Utah State University, o suco de limão fresco pode compor pratos, saladas, molhos e bebidas, realçando sabores e oferecendo leveza às preparações.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Para manter a qualidade da versatilidade do fruto e seus nutrientes depois de cortado, a forma de armazenamento faz muita diferença.
Segundo a mesma instituição, limões inteiros e cortados exigem cuidados distintos de conservação.
Leia: NÃO misture pasta de dente com limão: descubra o que pode acontecer
Como o limão funciona na alimentação
A fruta tem alto teor de acidez, o limão é raramente consumido inteiro e é normalmente usado como suco, acompanhamento de salgados e tempero para saladas.
O limão é rico em vitamina C, antioxidantes e compostos bioativos benefícios no fortalecimento do sistema imunológico, melhora a absorção do ferro em refeições e proteção contra danos celulares.
Consumir o fruto de forma regular auxilia na hidratação, na digestão e proporciona sabor sem adicionar calorias significativas. Mas, como todo alimento, tem um ponto de atenção.
O limão tem alto índice de acidez, isso significa que o uso excessivo desgasta o esmalte dos dentes, provoca irritação em pessoas sensíveis e também refluxo.

Leia também: Suco de beterraba com limão: quais doenças a bebida pode ajudar a “curar”?
Como guardar o limão do jeito correto
O estudo conta que para conseguir que o fruto tenha maior durabilidade, principalmente quando a fruta já está cortada, o armazenamento correto mantém o sabor e preserva seus nutrientes.
Ainda segundo o estudo, os limões inteiros conservados na geladeira dentro de saco plástico, podem durar cerca de seis semanas.
Quando o limão é cortado, a exposição ao ar favorece desidratação e perda de qualidade e para evitar que isso ocorra o armazenamento imediatamente após o corte, em recipiente hermético ou bem embalado seria a melhor opção.
Limitações e cuidados do armazenamento
O estudo alerta que limões com casca-grossa, enrugada, dura ou com aparência esponjosa devem ser evitados. Eles tendem a render menos suco e apresentar menor qualidade e nutrientes.
Os procedimentos para conservação precisam de maior atenção e o uso imediato depois do corte ou extração continua sendo recomendado para melhor sabor e qualidade.
É possível o cultivo do fruto em casa?
O guia da Utah State University Extension menciona que os limões crescem melhor em ambientes quentes, mas isso não pode impedir o cultivo doméstico.
O cultivo em casa depende de condições externas como temperatura, incidência de sol e solo adequado.
Ainda assim, ter limões cultivados por conta própria poderia permitir colheita e uso imediato, o que auxilia na conservação e maximização de suco e sabor.
