A BYD oficializou a chegada da marca Denza ao mercado brasileiro durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro. Nesta quinta-feira (12/12), a fabricante chinesa confirmou o lançamento de três modelos premium no país: o SUV off-road B5, o esportivo Z9GT e a minivan D9, com valores entre R$ 436 mil e R$ 800 mil.
O primeiro veículo a desembarcar no Brasil será o SUV B5, com lançamento previsto ainda para dezembro de 2025, ao preço inicial de R$ 436 mil. O esportivo Z9GT chegará no primeiro semestre de 2026, custando R$ 650 mil, enquanto a minivan D9 completará o portfólio no segundo semestre do próximo ano, tornando-se o modelo mais caro da marca com preço de R$ 800 mil.
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Criada em 2010 como uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza passou a pertencer exclusivamente à fabricante chinesa em 2024, quando intensificou sua expansão global. No Brasil, a operação funcionará de forma independente da BYD, com rede própria de concessionárias, e será responsável por comercializar também modelos de outras marcas do grupo chinês, como Fangchengbao e Yangwang.
O B5, que inaugura a presença da marca no país, é um SUV híbrido off-road de porte médio com dimensões de 4.890mm de comprimento, 1.970mm de largura, 1.920mm de altura e 2.800mm de entre-eixos. Seu design se distingue dos veículos BYD por apresentar linhas mais retilíneas, características do estilo 4×4 tradicional.
No interior, o modelo oferece acabamento sofisticado com bancos em couro genuíno equipados com aquecimento e ventilação, teto solar panorâmico e porta-malas de 470 litros. O veículo conta ainda com sistema de áudio premium Devialet e refrigerador com função para aquecer e resfriar.
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A tecnologia embarcada inclui cockpit inteligente, câmeras com visão panorâmica transparente de 540° e três telas: uma de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos, outra de 15,6 polegadas para a central multimídia e uma terceira de 12,3 polegadas dedicada ao passageiro. O SUV também dispõe de head-up display com projeção.
Construído sobre a plataforma DMO, a mesma utilizada no modelo Shark, o B5 combina três motores – um a combustão e dois elétricos. O conjunto desenvolve 677 cavalos de potência e 77,5kgfm de torque, permitindo aceleração de zero a 100km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima de 180km/h. A Denza ainda não divulgou os dados de autonomia segundo o padrão brasileiro.
A capacidade off-road do B5 é assegurada por sua construção sobre chassi e sistema híbrido de tração 4×4 integral. Para enfrentar diferentes tipos de terreno, o veículo é equipado com três bloqueios de diferencial (dianteiro, traseiro e central) e oferece capacidade de reboque de até 2.500kg. O motorista pode escolher entre 16 modos de condução diferentes.
