O ano de 2026 será generoso para os trabalhadores brasileiros. Ao todo, estão previstos nove feriados nacionais em dias úteis, além de pontos facultativos como Carnaval e Corpus Christi. A boa notícia é que sete deles cairão em segundas ou sextas-feiras, o que garante folgas prolongadas sem necessidade de emenda.
Segundo o portal GHZ, entre os principais feriados para prolongar a folga estão:
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
- 1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
- 3 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
- 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
- 4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
- 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira) – Finados
- 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Quais meses são melhores para marcar férias?
O calendário mostra que novembro será o mês mais vantajoso para quem deseja prolongar o descanso. Nesse período, há três feriados: Finados (2/11), Proclamação da República (15/11) e Consciência Negra (20/11). Com planejamento, é possível emendar até 23 dias consecutivos de folga usando apenas 17 dias de férias.
Outro mês estratégico é abril, que reúne a Sexta-feira Santa (3/4) e Tiradentes (21/4). Já em maio, quem iniciar férias no dia 4 e retornar em 15 poderá descansar por 17 dias seguidos, utilizando apenas 12 dias de férias.
Leia mais: 10 filmes no Globoplay para assistir com toda família nas férias
Estratégia para “ganhar” mais dias de férias
Se você se programar direitinho, abril de 2026 pode se tornar um mês estratégico para quem deseja ampliar o descanso. O calendário traz dois feriados nacionais: a Sexta-feira Santa, em 3 de abril, e o Dia de Tiradentes, em 21 de abril. Para aproveitar melhor essas datas, o trabalhador pode iniciar as férias em 6 de abril (segunda-feira) e encerrá-las em 21 de abril (terça-feira).
Dessa forma, o feriado da Sexta-feira Santa, que ocorre antes do início das férias, já emenda com o período de folga, enquanto o feriado de Tiradentes é incluído dentro do intervalo de férias. O resultado é um período de 16 dias consecutivos de descanso, utilizando apenas 12 dias de férias.

Leia também: Essa técnica japonesa pode mudar sua rotina de exercícios; veja qual
Posso começar as férias antes do feriado?
Apesar das oportunidades, é importante lembrar que a legislação trabalhista estabelece limites. As férias não podem começar nos dois dias que antecedem um feriado. Além disso, o período pode ser dividido em até três partes, sendo que uma delas deve ter mínimo de 14 dias corridos e as demais, pelo menos cinco dias cada.
Essas regras garantem que o trabalhador consiga aproveitar os feriados sem comprometer o direito ao descanso previsto em lei.
Leia ainda: 10 filmes na Prime Video para assistir com toda família nas férias
