Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyleVeja como Dubai criou 56 km de nova orla...

Veja como Dubai criou 56 km de nova orla com ilha artificial em formato de palmeira

Criada com investimento bilionário, ilha artificial mudou o urbanismo de Dubai; saiba como a Palm Jumeirah foi planejada

Construída entre 2001 e 2006, a Palm Jumeirah foi uma verdadeira transformação no Golfo Pérsico. Com investimento de US$ 12 bilhões, o projeto criou terra onde antes contava apenas com água, adicionando 56 km de nova orla à costa de Dubai.

A ideia combinou dragagem, geotecnia e urbanismo em uma única novidade da engenharia costeira moderna.

Leia também: Maior praia do mundo fica no Brasil e tem mais de 250 km de extensão; saiba qual é

Palm Jumeirah, ilha artificial em Dubai
Projeto da Palm Jumeirah custou US$ 12 bilhões (Foto: Freepik)

Construção da palmeira

De acordo com o portal Click Petróleo e Gás, para formar a ilha, foram depositados cerca de 85 milhões de m³ de areia, estes guiados por sistemas de posicionamento por GPS que reproduziram o desenho de uma palmeira com precisão milimétrica.

O traçado criou um tronco central e 17 frondes, interligados por pontes e vias. Em torno deles, foi erguido um quebra-mar em forma de crescente com a missão de conter as correntes e diminuir o impacto das ondas.

Esse sistema hidráulico foi calibrado para evitar erosão e assoreamento, garantindo canais navegáveis e áreas seguras para banho.

Infraestrutura e urbanização

Com a base pronta, vieram as etapas de urbanização. O tronco recebeu vias principais, redes de serviços e hotéis; as frondes, condomínios residenciais; e o crescente, resorts voltados tanto para o mar aberto quanto para a lagoa interna. Essa criação funcional equilibra privacidade e lazer.

O resultado foi um bairro totalmente planejado sobre o mar, com acesso controlado, marinas, redes de saneamento, energia e telecomunicações. Como dá para perceber, o modelo conta com luxo e eficiência.

Logística e impactos ambientais

O cronograma avançou em várias frentes entre 2001 e 2006. A operação exigiu uma frota de dragas, barcaças e guindastes, além de um monitoramento batimétrico constante para conferir volumes, cotas e estabilidade dos aterros.

Leia também: Maior que o Vaticano: conheça o maior prédio do mundo com ruas, hotéis e praia artificial

A criação de novas terras também trouxe questionamentos ambientais. A dragagem mudou habitats marinhos e padrões de corrente, exigindo monitoramento ecológico permanente e medidas de mitigação desde a fase de obras.

Notícias que importam para você

Foliões se divertem no Pacotão, tradicional bloco de carnaval com marchinhas que satirizam o cenário político nacional.

Privação de sono, álcool e barulho intenso elevam risco neurológico no Carnaval

Neurologista alerta que combinação comum no Carnaval pode comprometer memória, reflexos, equilíbrio e aumentar risco de crises
Casal celebrando no clube com confetes

Amor de Carnaval sobe a serra? 9 em cada 10 brasileiros acreditam em romance pós-folia

A velha máxima de que "amor de Carnaval não sobe a serra" parece estar perdendo força entre os brasileiros....
Show de Bad Bunny e repercussão online reacendem debate: Brasil é um país latino?

Show de Bad Bunny e repercussão online reacendem debate: Brasil é um país latino?

Formalmente, a América Latina compreende o país brasileiro; mesmo assim, pesquisa revelou que apenas 4% da população se considera latina