Na cozinha brasileira, é comum a utilização de muitos temperos para ressaltar ainda mais o sabor dos alimentos.
Geralmente, utilizamos alho, cebola e pimenta-do-reino. Porém, um tempero barato pode trazer um sabor mais acentuado para a carne, além de trazer mais cor para os alimentos. O colorau é muito fácil de ser encontrado, e além de tudo, é econômico.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Colorau é feito de sementes do urucum
De acordo com O Urucum, o processo industrial de produção do colorau é feito de dois modos diferentes. No primeiro, o processo pode ser feito apenas com a extração do corante da semente da planta Urucum. No segundo processo, o colorau pode ser produzido com a mistura de fubás ou farinhas de mandioca, junto com o corante das sementes.
O colorau ou colorífico que conhecemos hoje é resultado da falta de sementes de urucum no passado. Para atender o mercado, os produtores de colorau adicionaram farinha de milho à semente moída. Essa alteração foi muito bem recebida pelos consumidores e, a partir de então, o colorau passou a ser uma mistura dos pigmentos das sementes de urucum com farinha de milho.
A região Nordeste é a que mais consome o colorau no país, com uma quantidade estimada de 9,2 toneladas por ano, e essa quantidade representa 60% do consumo nacional. O ranking é seguido pelas regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-oeste.
Leia também: Descubra os melhores temperos para cultivar na sua horta caseira

Como usar o colorau nas receitas?
O colorau pode ser utilizado em sopas, no preparo de marinadas, molhos e legumes, além de ser um ótimo tempero para carnes. É um tempero perfeito para as carnes, já que não tem um sabor muito acentuado, dando um gosto suave para os seus preparos.
Você pode utilizar o colorau antes dos preparos, refogando no azeite ou óleo. De acordo com o Tudo Gostoso, esse preparo ajuda o colorau a ser dissolvido de forma mais fácil, e acentua o sabor, liberando os óleos essenciais.
Também é possível usar o tempero no feijão, deixando o alimento mais saboroso, com o caldo mais grosso, já que contém uma quantidade de fubá ou farinha de mandioca, e com uma cor ainda mais vibrante. Outros temperos podem ser combinados com o colorau, como a pimenta-do-reino e a páprica defumada.
Leia também: Saiba como garantir o aroma dos temperos verdes nos pratos da sua casa
Urucum oferece benefícios para a saúde
O urucum é um grande aliado na saúde do homem, pois contém uma boa dosagem de vitamina E e geranilgeraniol, que é uma substância com ações analgésicas e no combate de alguns tipos de câncer de acordo com o portal O Urucum.
Além disso, também pode ser um aliado na prevenção de doenças oculares, já que contém carotenoides poderosos como a luteína e a zeaxantina, que ajudam na prevenção de doenças como a cegueira noturna.
Leia também: Esse simples tempero vai deixar o seu arroz mais saboroso e anti-inflamatório
De acordo com o Tua Saúde, o carotenoide presente no urucum tem ação antioxidante, e auxilia na prevenção do envelhecimento da pele, e reduz o surgimento de linhas de expressão.
